Estudante de direito faz vaquinha para tratamento de síndrome rara

Tudo começou em junho com uma tosse seca. Em seguida vieram as náuseas e vômitos. César Rodolfo, 29 anos, estudante de direito, procurou ajuda médica, se submeteu a exames e chegou a ser diagnosticado com uma leve ‘gastrite’. Após os devidos tratamentos, os sintomas só pioravam.

“Sem melhoras, eu ouvia de muita gente que estava pálido”. Foi aí que busquei as investigações e me submeti a um hemograma’, disse.

Ao chegar ao hospital para tomar um medicamento intravenoso, por não aguentar mais vomitar, César acabou sendo internado, já que estava com as plaquetas em 47 mil, sendo que o normal é em média 150 mil.

César conta que “ficou internado no hospital de Santo Estêvão durante 2 dias e as plaquetas chegaram a cair para 26 mil”. Com grande risco de ter uma hemorragia, foi transferido para o Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana, onde ficou por mais 5 dias internado.

Quando chegou a Salvador para ser submetido a mais exames, no último mês de setembro, foi diagnosticado com a Síndrome Mielodisplasica tipo 1, o que significa uma ‘pré leucemia’.

A única cura da Síndrome é o transplante de medula óssea , que é feito em São Paulo, e César necessita de um medicamento que alivia os sintomas e inviabiliza a possibilidade da Síndrome virar, de acordo com os médicos, uma ‘leucemia aguda’. A dosagem é a seguinte: todo mês o uso deve ser feito durante 7 dias consecutivos. Após 28 dias repete a dosagem.

César já está na fila de espera do transplante. O SUS não disponibiliza o medicamento, por isso o estudante já entrou com ação judicial para tentar conseguir, já que o custo é alto, em média R$ 14 mil por mês.

O estudante já chegou a perder 23 kg e precisa se submeter a transfusão sanguínea a cada 15 dias para tentar melhorar a qualidade de vida.

“Sigo na luta dia a dia para me manter cada vez mais forte até encontrar minha cura. Graças a todos, essa luta está mais fácil e sei que vou conseguir vencer com apoio de vocês”, relatou.(A Tarde) Foto:A Tarde

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados