Em nota, Marta Rodrigues repudia atitude de deputado durante sessão na Alesp

Machistas e assediadores não passarão: nossas vozes não se calam

Repúdio, revolta e motivação para lutar. Estas são as sensações que temos ao assistir o vídeo que denunciou o deputado estadual de SP, Fernando Cury (Cidadania) passando a mão nos seios da companheira Isa Penna (PSOL), no plenário da Assembleia. É uma demonstração ainda mais evidente, e grave, do assédio que as mulheres sofrem cotidianamente nos espaços políticos.

Este episódio deixa nítida a importunação sexual, mas os assédios são variados: desde o psicológico, moral, à tentativa de silenciamento, de ridicularização, de nos atribuir à histeria, ao desconhecimento. Julgam nossas roupas, nossos corpos, nossos cabelos, nossas falas. O objetivo é sempre o mesmo: tentar nos diminuir, nos vulnerabilizar, nos abusar e nos descredibilizar nos espaços para diminuir nossas vozes.

O machismo e o patriarcado dentro e fora do sistema político precisam ser combatidos veementemente todos os dias, pois não aceitaremos de forma alguma episódios de assédio nítidos como este protagonizado pelo deputado. A tentativa desprezível, criminosa e derespeitosa de nos despotencializar nos espaços de decisão não se concretizará. As vozes das mulheres se farão ouvidas e estamos fortalecidas para essa batalha diária. Machistas não passarão!

Vereadora Marta Rodrigues – PT/Salvador

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados