Bruno Reis, vice e vereadores eleitos são diplomados pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concedeu a diplomação na tarde desta quinta-feira, 17, ao prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), à vice-prefeita, Ana Paula (PDT) e aos vereadores eleitos em 2020. O prefeito ACM Neto (DEM), participou do ato.

Já Bruno Reis, afastado por conta da contaminação pelo novo coronavírus, não pôde comparecer presencialmente ao evento, acompanhando o ato através de uma plataforma virtual.

Através da diplomação, a Justiça Eleitoral confirma quem são os candidatos que se elegeram e os suplentes, nos casos do cargo para o Legislativo. Nas eleições de 2020, a Câmara de Salvador teve um índice de renovação de 41,86%.

O presidente do TRE-BA, o desembargador Jatahy Júnior, abriu o seu discurso falando do desafio de se realizar uma eleição em meio a pandemia, que foram do enfrentamento aos eventos que geraram aglomerações até a garantia da segurança sanitária para mesários e eleitores.

Júnior lembrou que, surpreendentemente, ao contrário do que se pensava, o número de mesários cadastrados cresceu, saltando de 12 mil, no último pleito, para 25 mil em 2020. Ele atribuiu esse crescimento aos procedimentos para garantia da segurança sanitária nos locais de votação, definido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso.

O TSE estabeleceu uma série de medidas após consultar médicos infectologistas e especialistas. Jatahy citou como exemplo de sucesso o município de Vitória da Conquista, que contou com todos os mesários voluntários.

O presidente do TRE destacou que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o pleito transcorreu de forma transparente, segura e democrática. “Vocês foram eleitos legitimamente. A legitimidade das eleições não foi, em hipótese alguma, prejudicada por causa da pandemia”, destacou Jatahy Júnior.

Com Covid, Bruno Reis, acompanhou a sessão de forma remota. “Acabei de participar da sessão solene do TRE como prefeito eleito de Salvador, virtualmente, por conta da Covid-19. Confesso a vocês que sonhei muito com esse dia, lutei muito para poder realizar esse sonho, que nunca escondi de ninguém, e que nutri ao longo da minha vida pública em meu coração. Esperava participar dessa solenidade e que ela pudesse ocorrer de forma diferente. Estou aqui para agradecer a toda cidade do Salvador, todos os soteropolitanos, aos que votaram e que não votaram em mim, e dizer que serei o prefeito de todos”, destacou Reis.

O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), foi diplomado para o quarto mandato no legislativo municipal e destacou, após a solenidade, o compromisso da Casa em manter o protagonismo para defender as demandas da cidade.

“Hoje é a diplomação efetiva pelo Tribunal Regional Eleitoral dos vereadores eleitos na última eleição. A gente acredita que a Câmara Municipal de Salvador vai continuar sua missão de cuidar da vida das pessoas, o futuro da cidade, eu continuo dizendo, passa pela Câmara Municipal e é essa história que a gente vai continuar fazendo, se Deus permitir e for da vontade dos vereadores, na recondução da presidência da Casa”, destacou Júnior.(A Tarde) Foto:A Tarde

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados