Salvador sedia 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Salvador sedia, até este sábado (12), o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento começou nesta quinta-feira (10) no Hotel Deville Prime, em Itapuã, e reúne autoridades de todo o país para debater temas relacionados às boas práticas e governança do turismo de forma sustentável, especialmente no momento pós-pandemia da Covid-19.

Com o tema Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade: Caminhos para o Futuro, o encontro é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com a Prefeitura. O apoio institucional é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e União dos Municípios da Bahia (UPB).

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pablo Barrozo, destacou os avanços do turismo em Salvador e os esforços empregados pela Prefeitura para preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade. “O turismo movimenta uma cadeia enorme de emprego, especialmente aqui na capital baiana, onde 25% da economia é representada pelo segmento”, pontuou.

O gestor ainda acrescentou que, a partir de uma gestão financeira séria e eficiente, a Prefeitura pôde investir em uma série de projetos, que envolveram a revitalização de áreas e pontos turísticos. “O resultado tem aparecido nos últimos oito anos. A capital baiana está sempre entre as cidades mais procuradas para visitação no Brasil”, disse Barrozo.

Continuidade – Além de ocorrer de forma presencial, com vagas limitadas para 200 participantes, o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial tem transmissão ao vivo pelo canal da CNM no YouTube.

No turno da tarde, a partir das 14h30, acontecerá a mesa “Governança em Políticas Públicas para o Turismo nas Cidades Patrimônio Mundial” com o presidente da OCBPM, Mário Nascimento. A atividade também terá a participação do diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Raphael Hallack, e pelo consultor de turismo Cálidon Costa, CEO da Apri Consultoria.

Em seguida, às 17h, a equipe técnica da OCBPM abordará os “Desafios e Oportunidades para os Destinos Patrimônio Mundial”. Às 18h30, haverá participação especial do secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, que falará sobre as “Perspectivas para o Turismo Mundial – Tendências Para o Futuro”. Às 19h, haverá uma reunião do grupo de trabalho dos prefeitos das cidades patrimônio mundial e equipe técnica dos órgãos governamentais presentes.

Segundo dia – Na sexta-feira (11), a partir das 9h, ocorrerá a palestra temática “Goiás – nas trilhas de longo curso conectando patrimônios”, a ser ministrada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. Às 9h30, o evento trará a mesa “A importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis – O empreendedorismo e o turismo em transformação”.

Participarão o presidente do Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio; o diretor de Relações Institucionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Antônio Henrique Borges de Paula; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Manoel Linhares; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar; e o superintendente de Negócios da Infraero, Francisco Nunes.

Às 11h, é a vez da mesa “Destinos Turísticos Patrimônio Mundial – Transformação e criatividade em momentos de crise”. O momento debaterá estratégias e desafios para inclusão da tecnologia na comercialização da oferta de produtos e serviços turísticos em ambiente virtual, bem como posicionamento de marca.

Estarão na atividade o diretor executivo de Produtos Terrestres Nacional da CVC, Claiton Armelin; o titular da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França; a analista de turismo cultura da Embratur, Angela Baltazar; o diretor presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Geovanni dos Reis; e a mentora de turismo digital, Marta Poggi.

Às 14h, o encontro traz a mesa “Financiamento e Captação de Investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural”, com o consultor da CNM, Eduardo Strazn; a chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho; a especialista de Turismo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Juliana Bettini; e o diretor de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, João Daniel Ruettiman.

A última mesa do dia discutirá o tema “Destinos Turísticos Inteligentes e Criativos e o Patrimônio Natural e Cultural – Convergência e Sinergia para Transformar Destinos”. Estarão à frente do debate o gerente na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, César Rissete; o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Wiliiam França; e da diretora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibran), Eneida Braga.

Encerramento – O 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial será finalizado com uma visita técnica ao Centro Histórico no sábado (12), das 9h às 12h. A atividade terá a presença de 40 participantes do evento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados