Programa Recomeçar Sempre finaliza a primeira turma de gastronomia

Os alunos do programa Recomeçar Sempre tiveram hoje (09) sua última aula do curso de gastronomia, que aconteceu no Complexo Social de Pau da Lima. Além da última aula, os alunos puderam também receber orientações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) sobre documentos e procedimentos necessários para o licenciamento de ambulantes. O curso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem a carga horária de 40 horas, visando ofertar novas oportunidades para o desenvolvimento de autonomia financeira, através do empreendedorismo.

Durante o curso, os alunos tiveram aulas práticas sobre preparos de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas, preparo de bolos tradicionais. O projeto tem o objetivo de auxiliar a população em situação de vulnerabilidade a encontrar meios de realizar a retomada econômica e superar os impactos econômicos e sociais sofridos em função da pandemia do coronavírus.

Os 100 alunos beneficiados, com faixa etária entre 18 e 60 anos, são pessoas assistidas pelos serviços socioassistenciais da prefeitura (CRAS, CREAS, Centros POP, UAIS), que se encontram em situação de rua; beneficiários do Aluguel Social; indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (Restaurantes Populares); além de desempregados.

“Gostei porque o professor é maravilhoso, e é uma oportunidade para as pessoas que estão desempregadas. Foi excelente o curso. Como a Prefeitura nos deu oportunidade para abrir o licenciamento, agora vou abrir o meu negócio”, contou a aluna Lucimeire da Silva, de 45 anos, moradora da San Martin.

A Secretária da Sempre, Juliana Portela, falou sobre a idealização do projeto. “Pensamos em desenvolver uma ação que fosse a mais completa possível, que proporcionasse a efetiva participação das pessoas nas aulas e que, no final, pudesse conduzir os participantes à efetiva retomada econômica e social. Buscamos a parceria com o Senac que, além das aulas, proporcionou os custos de transporte para os alunos”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados