Exposição ‘Pelo Pelô’ reúne trabalho de 10 artistas em homenagem ao Pelourinho

A exposição Pelo Pelô vai reunir trabalhos de 10 artistas do Centro Histórico de Salvador. Com a curadoria do artista plástico Mário Edson, a mostra estará aberta presencialmente para o público na galeria do Centro Cultural Solar Ferrão, de 10 a 13 de dezembro, das 10h às 15h.

A partir do dia 14 e até o dia 22/12, a mostra será virtual, na plataforma on-line para a exibição no site da Flipelô e nas redes sociais da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio artístico e Cultural da Bahia: Instagram @museusdabahia, Facebook @museusdabahia e blog.

A exposição seguirá todos os cuidados e normas de segurança determinadas pelos órgãos governamentais. “A Pelo Pelô nasceu para lançar luz e visibilidade sobre o Centro Histórico em uma fase tão sombria e indefinida, onde, em função de uma pandemia seus tambores silenciaram, sua arte se aquietou, seu povo se recolheu, como uma forma responsável e justa de amor a vida e ao outro”, destaca o artista plástico Mário Edson.

Obras

Cada artista apresentará três obras. O critério adotado é que uma delas seja construída de acordo com o tema da Flipelô, que nesta edição homenageia o Pelourinho. As outras duas podem ser do acervo do artista.

Leonel Matos, que há nove anos mora e trabalha no Santo Além do Carmo, bairro do Centro Histórico, onde instalou seu atelier permanente, foi um dos artistas selecionados. “Irei apresentar duas pinturas coloridas e uma preto e branco. Todas dedicadas ao Centro Histórico, que para mim é o coração da Bahia. As obras são inspiradas no casario colonial, nas cores e na alegria do lugar. Pontuo a pandemia, com figuras usando máscaras, relacionando esse momento difícil que estamos passando com um jogo de xadrez”, revela.

Já o artista plástico Totonho, que antes da pandemia participou de três exposições internacionais – uma na França e duas nos Estados Unidos – guarda em segredo as obras que estarão presentes na exposição. “No início da pandemia, fiquei um pouco desorientado e impacto. Aos poucos fomos retomando nosso trabalho. Aí veio o convite para a Pelo Pelô, o que me deixou bastante animado. Ainda estou finalizando as três peças que irei apresentar na exposição. Por enquanto, seguirá em segredo”, diz o artista baiano de renome internacional.

A aquarelista Isa Oliveira vai apresentar três telas inspiradas no cotidiano do Santo Antônio Além do Carmo, bairro onde reside no Centro Histórico de Salvador. “As obras foram inspiradas no meu dia a dia, na relação que tenho com a fauna e a flora, com meu jardim e os pássaros que visitam minha casa. Também me inspiro no movimento das ruas, nos meus vizinhos que sempre estão nas janelas dos casarões antigos. Tudo isso eu transportei para as obras”, conta Isa. (A Trade) Foto: A Tarde

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados