Bahia enfrenta o Unión Santa Fé por vaga nas quartas da Sul-Americana

O desempenho do Bahia no Campeonato Brasileiro está longe de ser primoroso. Nas últimas duas rodadas, derrotas por 4 a 0 para o RB Bragantino, fora de casa, e por 3 a 1 para o São Paulo, na Fonte Nova. O objetivo traçado no início do ano, a classificação para a Libertadores de 2021 via Série A, está cada vez mais distante. Com apenas 28 pontos, a realidade atual do Tricolor é o 12º lugar.

Porém, se existe alguma chance de resposta imediata que a equipe comandada por Mano Menezes pode dar, esta reside na Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira, 1º, o Esquadrão visita o Unión Santa Fé (ARG), pelas oitavas de final do torneio continental, às 19h15. Após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, em Salvador, o Bahia precisa apenas de um empate para se classificar para as quartas de final, e igualar sua melhor campanha no torneio – ocorreu em 2018, quando foi eliminado pelo Athletico-PR.

Caso o Unión repita o placar da primeira partida, pênaltis. Caso vença por mais de um gol de diferença, passa de fase. Se o Tricolor perder por um tento, mas balançar as redes adversárias, fica com a vaga. Qualquer empate ou triunfo do Bahia significa classificação.

Boa e má notícias

A boa é que, pela Copa Sul-Americana, o Esquadrão faz uma campanha sólida. Dos cinco jogos que disputou, venceu quatro e perdeu um. Ao todo, são 11 gols marcados e só dois sofridos. Pelo caminho, ficaram Nacional (PAR) e Melgar (PER), times pouco tradicionais, mas que têm histórico de participações em competições internacionais. O primeiro já chegou até em final de Libertadores, em 2014.

A má notícia é que o Bahia não tem sido bom naquilo que pode te dar a vaga: não sofrer gol. Nas últimas cinco partidas, sofreu nove gols. Douglas só não foi vazado no triunfo sobre o próprio Unión, e para isso precisou praticar várias defesas. Para o setor, Mano terá três desfalques: Lucas Fonseca, que se recupera de lesão, e Juninho Capixaba e Zeca, infectados pela Covid-19. Anderson Martins e Matheus Bahia devem substituí-los.

O adversário

Enquanto o Bahia considera o jogo desta terça uma oportunidade de repetir sua melhor campanha na história, o Unión acredita que é o jogo mais importante para o clube em muito tempo. Segundo o repórter argentino Alejandro Benito, setorista da equipe pela Rádio LT9 Brigadier López, “em Santa Fé o Unión tratará de ser mais ofensivo, para tentar reverter o placar. Obviamente que o time entende que o Bahia não é um rival acessível, e por isso deve ser inteligente para não gerar contra-ataques”.

O jornalista ainda revelou que a imprensa local enxergou o primeiro duelo como positivo para o Unión, e que o resultado final não refletiu o que foi a partida. “A equipe e seu treinador confiam em reverter o resultado, mas sabem que é um compromisso difícil”, destacou Alejandro.

De volta ao Brasileirão

Ainda nesta segunda, 30, o técnico Mano Menezes foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pegou um gancho de quatro jogos por ter xingado o árbitro no confronto contra o Fluminense. Ele foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O Bahia pode pedir um efeito suspensivo, para aguardar o Pleno do STJD.

O atacante Clayson também foi suspenso por um jogo pela 1ª Comissão Disciplinar, por não usar máscara e xingar o coordenador da partida diante do Athletico-PR.

Feminino já sabe datas das quartas

A equipe de futebol feminino do Bahia já sabe quando jogará pelas quartas de final do Brasileirão Série A-2. Após bater o Athletico-PR nas oitavas, o Esquadrão terá pela frente o Fortaleza, nos dias 6 e 13 de dezembro. O jogo de ida, que acontece às 15h, será no estádio Raimundão, em Caucaia, cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. A volta, marcada para o mesmo horário, ocorre em Salvador, em Pituaçu.

Caso avancem para as semifinais, as Meninas de Aço vão garantir o acesso para a elite do futebol feminino, e enfrentarão quem vencer do confronto entre Ceará e Botafogo. De acordo com o clube, o técnico Igor Morena terá, para a primeira partida, o retorno da capitã Vi. Ela estava suspensa do jogo contra o Athletico-PR.

Vale lembrar que, até o momento, a equipe feminina do Bahia faz um Campeonato Brasileiro impecável. Venceu todas as sete partidas que disputou, marcando 27 gols e sofrendo apenas dois. O Fortaleza, por outro lado, tem cinco vitórias e duas derrotas. Assinalou 25 gols e sofreu quatro. Nas oitavas de final, contra o Fluminense, conquistou a vaga nos pênaltis, após duplo 1 a 0.

O projeto do futebol feminino do Bahia vem evoluindo a cada ano. Até 2019, o clube tinha uma parceria com o Lusaca, que já se destacava na modalidade. Desde então, assumiu o projeto da gestão do futebol por inteiro, e está investindo cada vez mais. Essa é a segunda vez que o Tricolor participa da segunda divisão do campeonato mais importante do país.
(A Tarde) Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados