Candidatos intensificam ataques na reta final da campanha em Conquista

Com a proximidade do fim do 2 º turno, subiu a temperatura da campanha em Vitória da Conquista, onde o prefeito Herzem Gusmão (MDB) e o deputado estadual Zé Raimundo (PT) disputam a preferência do eleitorado. Na última quarta-feira, 25, no horário eleitoral, o tom do prefeito mudou em relação aos programas anteriores, com praticamente toda a peça dedicada a criticar o adversário. O emedebista tem batido na tecla, durante a campanha, de que “fez mais em quatro anos do que o PT em 20”.

Zé Raimundo, por sua vez, publicou recentemente o depoimento de uma servidora municipal que acusa o prefeito de perseguição política. Aliny Souza diz que teve o contracheque zerado no final de agosto. “Uma gestão que corta salário de professora grávida merece seu voto?”, questiona o vídeo da campanha do petista.

Os ataques mais nocivos às campanhas, entretanto, circulam em grupos de WhatsApp. Nenhum dos grupos, até então, responsabilizou diretamente o adversário pela elaboração e disseminação dos materiais, que incluem desde supostos ataques contra igrejas a acusações de atentado contra servidores.

Conforme pesquisa A TARDE /Potencial, publicada no último domigo, 22, o petista tem 40% das intenções de voto, enquanto que o emedebista aparece com 37%. A disputa entre segmentos etários também está bastante acirrada. Zé Raimundo tem a preferência de eleitores do gênero feminino, com 45% contra 35% de Gusmão. Por outro lado, o emedebista lidera entre o segmento masculino, com a preferência de 40%, contra 38% do petista.

O levantamento também indicou o nível de confiança dos eleitores nas duas candidaturas. Para 97% dos eleitores de Zé Raimundo, não há possibilidade de mudança de voto; e 95% dos eleitores de Herzem Gusmão, também afirmaram que não mudarão o voto em hipótese alguma.

Cabos eleitorais

Na reta final da campanha, Zé Raimundo e Herzem também contam com a presença na cidade do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), seus respectivos apoiadores. Rui participou de duas carreatas com o correligionário nesta semana e repetirá a dose hoje, segundo a campanha do petista. Na última quarta-feira, 25, o senador Jaques Wagner (PT) foi o companheiro de carreata de Zé Raimundo.

Hoje também Neto estará ao lado de Herzem em carreata, acompanhado ainda pelo prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e outras lideranças do estado, de acordo com a assessoria do emedebista.

Além da presença física ao lado dos aliados para tentar trazer votos, Rui e Neto são mencionados pelas campanhas como parceiros em ações futuras ou inspirações.

Herzem, por exemplo, promete criar o Hub Conquista, que incentiva o empreendedorismo, principalmente, da juventude. “Um projeto criado por ACM Neto em Salvador”, afirma o prefeito. Zé Raimundo, por sua vez, destaca as parcerias que pretende implantar com o governo do estado, com proposta de “correria dobrada”.(A Tarde)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados