Projeto Gestar dá dicas de atividades físicas e nutrição para gestantes

Uma alimentação balanceada acompanhada de atividades físicas regulares podem fazer a diferença na vida da gestante e do bebê que está por vir. Para ajudar mulheres grávidas a enfrentarem as alterações fisiológicas e anatômicas que podem trazer desconfortos nesse período, a Prefeitura, através do Programa Atividade Gestar, da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), iniciou uma série de atividades físicas, com técnicas e dicas de movimentos saudáveis e eficazes que deverão melhorar a circulação do corpo, bem como suscitar o desenvolvimento e o bem-estar da criança durante a gravidez. Os ensinamentos são transmitidos, ao vivo, no canal do youtube da Semtel, todas as segundas e quartas, das 6h às 7h.

Nas aulas, as gestantes recebem dicas de educadores físicos sobre práticas esportivas. A programação do canal contempla ainda aulas com convidados como obstetras, fisioterapeutas, doulas (assistente de parto sem formação médica) e outros profissionais da equipe multidisciplinar que integram o programa. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o link https:// www. youtube. com/ channel/UC-cVqXrDcejq5-bHd12_PBQ.

A coordenadora de Campeonatos e Eventos Esportivos da Semtel, Petruska Araújo, explica que a iniciativa foi pensada com intuito de possibilitar mais tranquilidade nos nove meses de gravidez. “Sabemos que é um período difícil e que o esporte ajuda, por isso, pensamos numa ferramenta para repassar diversos ensinamentos de práticas de atividades como dança, alongamento, yoga e pilates”, afirma. Segundo ela, uma das aulas mais esperadas é a de alongamento de membros superiores. “Vamos ensinar a grávida o que ela pode fazer de atividade deitada, na posição que chamamos de decúbito”, diz, acrescentando que as dicas de nutrição também estão sendo bastante esperadas pelas futuras mamães.

Ela lembra que entre os benefícios dos exercícios físicos a adoção de uma dieta saudável durante a gestação, é possível citar a prevenção de determinados quadros, como o diabetes gestacional, o ganho de peso desproporcional para essa fase e a eclâmpsia, condição relacionada ao aumento da pressão arterial.

Dicas para gestantes:

– Toda mulher sem contra indicação médica pode e deve ser fisicamente ativa durante a gravidez.

– As gestantes precisam fazer 150 minutos por semana de exercícios físicos em intensidade moderada para obter benefícios.

– Esse tempo tem que ser dividido em pelo menos três dias da semana. Mas, se quiser se mexer diariamente, sem problemas.

– Um treino focado no assoalho pélvico pode ser feito regularmente.

– Busque acompanhamento de um profissional para receber instruções específicas.

– Em caso de tontura, náuseas e afins durante o exercício, se recomenda a mudança de posição ou a troca da atividade.

– O ideal é combinar exercícios aeróbicos (hidro, caminhada…) e resistidos (musculação). Ioga e alongamento leve também são bem-vindos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados