Liga da Proteção identifica exposição infantil em primeiro dia de ação

As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), iniciaram nesta segunda-feira (23) o Programa Liga da Proteção. A iniciativa visa erradicar o trabalho infantil, combater a mendicância e sensibilizar a população e as famílias sobre as consequências da exposição infanto-juvenil.

Ao percorrer diversas ruas de Salvador, a equipe identificou, no primeiro dia da ação, 30 pessoas aguardando a oferta de donativos de populares e seis crianças em situação de exposição infantil. As equipes percorreram os bairros dos Mares, Vale de Nazaré, Piedade, Campo Grande, Vitória, Rio Vermelho e Pituba, locais de atuação do Seas.

Durante a iniciativa, a equipe de abordagem social realizou monitoramento, distribuiu materiais educativos sobre a importância do combate ao trabalho infantil, além de orientar e conscientizar as famílias para que a criança retornasse ao lar. Foi o que aconteceu com Dulcilene Santos, 23 anos, que estava na Praça da Piedade, local próximo da residência onde mora, alugada através do benefício do Auxílio Moradia.

Após sensibilização da equipe sobre os riscos de estar na rua, Dulcilene decidiu ir pra casa com o filho Gabriel, de apenas três anos. “Vocês estão certos. Às vezes, eu fico aqui para ganhar algumas coisas que o pessoal traz, mas sei que não é legal, é perigoso”, disse.

Riscos – Apenas nos últimos dois anos, as equipes identificaram 537 crianças e adolescentes em situação de exposição, sejam elas soteropolitanas ou de outros municípios que migram para capital baiana. A justificativa é de arrecadar doações, realizadas pela população em função do período festivo.

De acordo com a secretária da Sempre, Juliana Portela, sensibilizar as famílias sobre o risco da exposição infantil, sobretudo, nesse período natalino que, culturalmente, as pessoas vão para as ruas para receber doações feitas pela população, é fundamental. “A Liga da Proteção, em conjunto com outros órgãos da Prefeitura, segue firme no trabalho de monitoramento e acompanhamento por toda a cidade, para que possamos evitar que todo e qualquer direito da criança e adolescente seja violado”, afirmou.

“Através desse trabalho de conscientização, buscamos sensibilizar também a sociedade sobre a oferta de donativos, ação que contribui na permanência desse público nas ruas”, ressalta a subcoordenadora de Proteção Social Especial (DPSE) de média complexidade, Camila Magalhães.

Funcionamento – O Programa Liga da Proteção – Blitz de Natal é realizado em parceria com as secretarias de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Ordem Pública (Semop), além do Conselho Tutelar e da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa tem caráter contínuo e vai contribuir, ainda, como modelo para ser realizada em outros momentos festivos, como Páscoa e Dia das Crianças, e contribuir para formação de políticas públicas em defesa da infância e juventude.

Para realizar as ações preventivas de proteção à criança e ao adolescente e sensibilizar a população sobre as consequências da prática de doação nas ruas, as equipes da Prefeitura estão contando com o apoio, ainda, de empresas. Através de parcerias, os estabelecimentos vão contribuir com brinquedos, alimentos e roupas que serão destinados àqueles que forem abordados pelas equipes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados