Hospital Santa Izabel transmite cirurgia robótica ao vivo durante primeiro simpósio da Bahia

Pioneiro no uso da cirurgia robótica na Bahia, o Hospital Santa Izabel (HSI) participará do I Simpósio Multidisciplinar de Cirurgia Robótica da Bahia (Robotic Surgery Experience Bahia), realizado pelo Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), na próxima sexta-feira (27) e sábado (28), no Hotel Deville Prime, em Salvador.

Na ocasião, uma cirurgia robótica será transmitida ao vivo, diretamente do HSI, conduzida pelos cirurgiões e urologistas Nilo Jorge Leão (BA) e Gustavo Guimarães (SP), no sábado (28), às 7h30.

A cirurgia é feita pelo robô Da Vinci, que atua de forma minimamente invasiva e com alta precisão.

O robô possui quatro braços, sendo três deles acoplados com instrumentos cirúrgicos e um com uma câmera 3D de alta definição, que amplia a imagem em até dez vezes. O cirurgião realiza o procedimento através de uma cabine de controle enquanto o robô reproduz os mesmos movimentos internamente no paciente.

Na sexta-feira (27), às 12h, o HSI também integrará o simpósio virtual que discutirá casos clínicos sobre o câncer colorretal na era da cirurgia robótica, em parceria com o Instituto Oncoclínicas. Dentre os palestrantes estão o chefe do Serviço de Coloproctologia do HSI, Ramon Mendes, e o coordenador do Serviço de Oncologia do HSI, Marco Lessa.

“Por ser pioneiro na implementação da cirurgia robótica na Bahia, o Hospital Santa Izabel não poderia ficar de fora desse primeiro evento”, pontuou o gerente médico do HSI e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica, Luis Martinho, que também irá palestrar durante a programação científica do evento com o tema “Como começar um Programa de Cirurgia Robótica?”, na sexta-feira (27), às 8h50.

Dede março do ano passado, o serviço de robótica do HSI já realizou 354 cirurgias em diversas especialidades, incluindo pediatria, urologia, ginecologia e cirurgia torácica.

Categorias: Reviews

Comentários estão fechados