Quatro nomes despontam para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados em 2021

Apesar de a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados estar marcada apenas para fevereiro de 2021, as movimentações para o pleito já se iniciaram em Brasília. Segundo a analista de política da CNN Renata Agostini, quatro nomes despontam como favoritos para a disputa.

Do lado governista há o nome de Arthur Lira (PP-AL), que conta com apoio não oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e vem ganhando força nos bastidores, além de ter apoio do PL.

Os outros três deputados que buscam apoio para se lançarem à presidência da Câmara giram em torno do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). São eles: Baleia Rossi (MDB-SP), Agnaldo Ribeiro (PP-PB) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Os três aguardam o aval de Maia, pois o atual presidente da Câmara tem boa interlocução com partidos da esquerda, que juntos formam bloco com cerca de 150 deputados que pode ser decisivo na eleição. A expectativa é que, da “lista tríplice” sob espera de Maia, um candidato consiga unir todos os votos da esquerda.

Segundo líderes da Câmara consultados por Renata Agostini, as movimentações para a disputa devem engrenar a partir da semana que vem, com o fim das eleições municipais e as discussões sobre a formação da mesa diretora.(CNN Brasil)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados