Marcos Mendes participa de ato pela criação do “Refúgio da Vida Silvestre”

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Salvador, vereador Marcos Mendes (PSOL), participou na manhã de sexta-feira (13) de uma manifestação realizada por ambientalistas em frente à Prefeitura de Salvador. O movimento reivindicava a criação do “Refúgio da Vida Silvestre” no Parque do Vale Encantado, localizado entre Patamares e a Avenida Luís Viana Filho (Paralela).
Os ambientalistas solicitam ao prefeito que, por meio de decreto, crie o “Refúgio da Vida Silvestre” para que o local seja transformado em área de proteção integral para preservação da vegetação nativa e da fauna do sítio ecológico.
“Temos importantes refúgios de Mata Atlântica aqui em Salvador que estão localizados, principalmente, nesses parques, a exemplo do Parque de Pituaçu, o Parque São Bartolomeu, o Parque da Cidade e o Parque do Vale Encantado. Esses são refúgios de extrema importância para a preservação da mata atlântica que nos ajuda a retirar o CO2 da natureza, que contribui com o buraco na camada de ozônio”, explica.
Mendes destaca a importância da criação do “Refúgio da Vida Silvestre” para a biodiversidade e para a própria manutenção da vida no planeta. “Estamos numa situação de emergência climática extremamente grave no planeta e precisamos que Salvador tenha mais responsabilidade socioambiental”, defende Marcos Mendes.

Questões ambientais

O vereador destaca que a militância ambientalista, a formação em Geologia e o mestrado em Geologia Ambiental refletem na atuação do mandato ecossocialista que, devido ao compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente da capital baiana, é o único mandato que pauta a questão ambiental de Salvador e é o que mais apresentou projetos destinados às questões ambientais da cidade.
“Em apenas 1 ano e 8 meses de mandato, quando assumi a suplência do atual deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), o nosso mandato protocolou 32 proposições legislativas. Para nós, a luta ambiental é uma prioridade. A natureza é vida e precisamos de um bem viver, de uma cidade com equilíbrio ambiental”, pontua Marcos Mendes.
Entre as diversas lutas encabeçadas pelo mandato em defesa do meio ambiente, o vereador destaca a proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município em Defesa dos Direitos da Natureza. “Pedimos ao presidente da Câmara para que seja agregada à nova Lei Orgânica de Salvador que, inclusive, está sendo revisada”, diz.
“Precisamos que os crimes cometidos contra a natureza em nossa cidade sejam veementemente punidos. Não podemos permitir que as pessoas destruam a natureza e não sejam punidas. Da mesma forma que qualquer crime cometido contra os seres humanos precisa ser investigado e as autorias elucidadas e punidas, o mesmo precisa ocorrer em relação aos crimes ambientais que acontecem com recorrência na nossa cidade”, defende Marcos Mendes.
O vereador destaca que o mandato ecossocialista realizou audiências públicas para discutir os danos ambientais com a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na Lagoa do Abaeté que contaram com participações de representantes da comunidade de Itapuã, terreiros de candomblé, ambientalistas, representantes do Ministério Público Estadual, professores universitários e especialistas.
O parlamentar lembra que, de forma coletiva com os movimentos sociais, solicitou à Fundação Gregório de Matos o tombamento do Abaeté enquanto patrimônio material e imaterial da humanidade, o qual encontra-se em trâmite. O vereador ressalta também o Projeto de Lei nº 222/2020 que propõe a criação do “Santuário das Árvores Anciãs” no 2° trecho do BRT, localizado na Avenida Jutahy Magalhães, entre outros projetos e lutas travadas em defesa do meio ambiente de Salvador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados