Iniciativa promove combate ao trabalho infantil durante final de ano

Com a finalidade de fortalecer a política de erradicação do trabalho infantil de forma resolutiva e preventiva, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) participa da Liga da Proteção – Blitz de Natal. A iniciativa começa nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, com uma ação de sensibilização na região da Ribeira, começando na Rua Tamarindeiros da Penha e Avenida Beira Mar, seguindo para o Bomfim, Ponta do Humaitá e Largo de Mares.

“Teremos uma programação até meados do mês de dezembro, visando sempre conscientizar os pais que se encontram em situação de vulnerabilidade social e levam seus filhos a trabalharem ou pedirem dinheiro na rua, sendo algo ainda mais constante no final de ano e também por conta da pandemia”, explica a titular da SPMJ, Rogéria Santos.

As ações acontecerão também no dia 27 de novembro, na região do Vale de Nazaré; dia 4 de dezembro, na região da Piedade; dia 11 de dezembro, na região do Campo Grande; e no dia 18 de dezembro, na região da Vitória, sempre a partir das 8h. Também participam da iniciativa as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Todos os anos são realizados monitoramentos na cidade que identificam um aumento significativo na presença de crianças e adolescentes em espaços públicos durante períodos festivos, como o final de ano, pedindo doações de gêneros alimentícios, roupas, brinquedos, dinheiro, entre outros itens, incentivando assim o trabalho infantil e a mendicância. Por conta deste cenário, será realizada uma série de ações de sensibilização e conscientização da população em geral e as famílias envolvidas.

“Além de toda parte de conscientização, faremos o encaminhamento dessas crianças e famílias para o atendimento junto ao Sistema de Garantias de Direitos, para a realização de um acompanhamento multidisciplinar a fim de que elas superem essa situação de risco a que estavam expostos”, completa a titular da SPMJ.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados