‘Educação e transporte público são desafios para Bruno Reis’

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse ontem que o prefeito eleito Bruno Reis (DEM) terá dois desafios mais imediatos para enfrentar quando assumir o Palácio Thomé de Souza no dia 1º de janeiro de 2021: educação e transporte público. Segundo ele, os dois temas viraram um problema para a cidade por causa da pandemia de coronavírus.

“Os dois pontos que, desde já, eu destaco e (ante)ontem foram objetos da nossa conversa são transporte público e educação. Tudo isso claro em função do que aconteceu durante a pandemia. As capitais brasileiras – não é diferente em São Paulo, Rio –, os prefeitos estão enfrentando um problema muito sério em relação ao transporte público. Para o transporte não parar, para as empresas não fecharem as portas, nós tivemos que colocar R$ 105 milhões por parte da prefeitura. Graças a Deus tínhamos esse dinheiro em caixa, mas tem um limite. A outra coisa é educação. Tivemos esse processo de suspensão das aulas, que aconteceu nesses meses de pandemia. Mesmo os poucos lugares onde as aulas já voltaram, a gente percebe que o nível de comparecimento e adesão dos alunos é muito pequeno. Haverá um prejuízo grande para esses estudantes, sobretudo, da rede público. Vai ser um desafio pensar como voltar, e como não prejudicar o conteúdo que essas crianças não puderam ter acesso no período de suspensão da pandemia. Acho que são os dois maiores problemas e mais imediatos para o dia 1º de janeiro que, em geral, os prefeitos vão ter quando assumir”, avaliou, em entrevista à rádio CBN.

Neto voltou a dizer que a vitória de Bruno Reis no último domingo foi um reconhecimento ao seu trabalho na prefeitura. “Vitória realmente expressiva que expressa o reconhecimento da população de Salvador a duas gestões muito bem sucedidas. A gente chegou neste final de mandato, com mais de 80% de aprovação. Não é fácil um governo depois de 8 anos conseguir essa aprovação popular. E Bruno acabou tendo a maior votação proporcional dentro todos os candidatos a prefeito de capitais. Então, é um projeto de continuidade, de todas as transformações que a gente vem fazendo em Salvador. E claro que para o Democratas é muito importante, porque é a terceira vez consecutiva que a gente vence as eleições aqui na capital baiana”, ressaltou.

Neto reiterou a possibilidade ainda de ser candidato a governador da Bahia em 2022, mas não descartou ser um postulante à Presidência da República. A hipótese foi especulada em 2018. “Eu diria que o mais provável – eu não fechei ainda e não tenho decisão tomada – é que eu construa uma candidatura ao governo do estado da Bahia daqui a dois anos. É o mais provável, mas eu não descarto neste momento de participar das conversas nacionais e ajudar a construir um projeto pensando no futuro do Brasil”, contou.
(Tribuna da Bahia) Foto: Betto JrVA SALOMãO

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados