PCdoB-MA comemora eleição de 22 prefeitos e 4 vereadores em São Luís

Nas eleições municipais realizada neste domingo (15), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Maranhão comemora a eleição de 22 prefeitos em todo estado e 4 vereadores somente na capital, São Luís.

Um avaliação preliminar do vice-presidente do PCdoB no Maranhão, Egberto Magno aponta que o resultado eleitoral revela que o campo aliado ao governo Flávio Dino saiu vitorioso na maior parte das prefeituras do estado.

“Em suma, um bom resultado, o campo liderado pelo governador Flávio Dino elegeu o maior número de prefeitos no estado, quando se soma o PCdoB, PDT, Republicanos, PT, esses partidos juntos elegeram o maior número de prefeitos”, aponta.

Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) também comemorou o resultado eleitoral. “Partidos aliados ao nosso governo elegeram aproximadamente 180 prefeituras, do total de 216 com resultado definido. Bolsonarismo não ganhou praticamente nada. E vamos lutar para derrotá-los no 2º turno de São Luís”.

No fim da noite deste domingo, Flávio Dino também havia cumprimento todos os candidatos, nas 217 cidades do Maranhão. “Saúdo os vitoriosos e estou à disposição para trabalho conjunto”.

E revelou seu apoio: “No 2º turno de São Luís, temos a presença de @DuarteJr , que integrou minha equipe e se elegeu deputado estadual pelo PCdoB. Com convicção, votarei nele!”, disse no Twitter.

São Luís

Outro fato importante para o PCdoB, afirmou Egberto Magno, foi disputar a prefeitura da capital. “O deputado Rubens Jr obteve mais de 10% dos votos em São Luís e elegemos quatro vereadores na capital, isso foi importante”, afirmou o dirigente.

Das 31 vagas de vereador na Câmara Municipal de São Luís para o pleito 2021-2024, o PCdoB conquistou quatro cadeiras: Paulo Victor; Astro de Ogum; Fátima Araújo e Concita Pinto.

O dirigente estadual comentou ainda sobre a disputa na segunda maior cidade do estado, Imperatriz, onde Marco Aurélio ficou em segundo lugar, perdendo por apenas 1.500 votos, a diferença de apenas 1%, que firma o candidato como uma liderança política de destaque na região Tocantina do Maranhão.

Além disso, destacou o vice-presidente do PCdoB-MA, o partido “elegeu em Barreirinhas, nos lenções maranhenses, importante roteiro político internacional, o Dr. Amilcar. A reeleição da prefeita Paula, em Paço do Lumiar, que fica na grande ilha [região metropolitana], comemoramos também. Somando 22 prefeitos eleitos no estado do maranhão”, celebra.

Segundos dados apontados pelo UOL, o PCdoB é o quarto partido que elegeu o maior número de prefeitos em todo o estado no primeiro turno, com 22 eleitos, ficando atrás do PDT (41), PL (39), Republicanos (24). O PCdoB recebeu 428.786 votos para prefeito.

Apoio no segundo turno na capital

Nesta segunda-feira (16), a executiva do PCdoB no Maranhão realiza um debate sobre o resultado total da eleição no estado. De acordo com o dirigente estadual, “em relação a capital, a executiva do PCdoB está reunindo os vereadores eleitos e os de mandato na capital e deverá anunciar hoje o apoio à candidatura de Duarte Jr no segundo turno”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados