Estrada Velha do Aeroporto tem terceira etapa de requalificação concluída

Uma das mais antigas e principais vias de tráfego de Salvador, a Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, tem a terceira etapa das obras de requalificação concluídas pela Prefeitura. A entrega deste novo trecho foi realizada nesta terça-feira (17), na rotatória de acesso ao bairro de Mussurunga, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis.

Com investimento de R$11 milhões, este terceiro trecho com extensão de 5km vai do Condomínio Dois de Julho Life, em Nova Brasília (anterior à descida da interseção com a Avenida 29 de Março) até a rótula de acesso ao bairro de Mussurunga. Foram feitos serviços de drenagem, pavimentação, iluminação em LED, meio-fio, passeio e sinalização horizontal.

Em alguns pontos, a exemplo do acesso ao bairro de Boca da Mata, a pista foi alargada para melhorar a visibilidade dos motoristas e o fluxo de veículos. Baias de ônibus também foram requalificadas, dando mais segurança aos passageiros e melhorando a fluidez da avenida.

No discurso, o prefeito lembrou que a Estrada Velha do Aeroporto é uma via de ligação muito importante para a cidade e que reúne, além de residências, forte comércio e grande fluxo de veículos e de transporte de passageiros. “A situação da avenida era muito ruim, com asfalto irregular, quase inevitável lidar com buracos. Agora, para concluir toda a Aliomar Baleeiro, falta apenas o quarto trecho, de apenas 2,2km, que é o mais complexo devido aos serviços de drenagem. No entanto, a intenção é entregar toda a via requalificada até o fim deste ano”, declarou ACM Neto.

Intervenção histórica – A requalificação da Estrada Velha do Aeroporto é uma antiga reivindicação de moradores e condutores que trafegam pelo local, construído para servir como ligação entre a Base Naval e o Aeroporto. Ao todo, 16,6 km da via serão requalificados com recursos próprios, no valor de R$35 milhões. É a maior intervenção em uma via já realizada por uma administração municipal nas últimas décadas.

“É uma felicidade muito grande para a Prefeitura conseguir tirar os projetos do papel e, com muito trabalho, transformar a vida das pessoas. Esta avenida foi construída há 70 anos, corta 11 bairros e nunca havia passado por intervenções. A obra veio justamente para melhorar a mobilidade da região, que sofria com os buracos e até mesmo com trechos críticos, como a Curva da Morte”, destacou o vice-prefeito Bruno Reis.

A primeira etapa da obra compreendeu o trecho da BR-324 até a altura do Supermercado G. Barbosa, em Pau da Lima e foi entregue em julho. O local recebeu nova iluminação em LED, melhorias na drenagem e troca do asfalto, além de implantações de passeio em concreto, meio-fio e piso tátil.

A segunda etapa, entre o G. Barbosa em Pau da Lima e o Condomínio Dois de Julho Life, em Nova Brasília, contou com serviços de drenagem, asfalto, construção de baia de ônibus, meio-fio e passeio. Este trecho foi entregue em setembro.

Em toda a extensão, as melhorias englobam desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade.

Além do ordenamento do fluxo viário e nova iluminação, as intervenções buscam melhorar o traçado da via em trechos críticos e nos acessos aos bairros de Pirajá, Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Canabrava, Fazenda Grande, Nova Brasília, Mussurunga e São Cristóvão.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados