Artigo: ciúme e possessividade excessivos

O ciúme e a possessividade costumam ser considerados a mesma coisa. No entanto, há uma pequena diferença: o ciúme é um sentimento e a possessividade é um comportamento. Você pode sentir ciúme da amiga de seu namorado, mas ele pode nunca saber, a menos que você conte a ele. É quando você se torna possessivo que as coisas podem ficar perigosas.

Muitos homens e mulheres tem medo de confrontar os seus parceiros sobre traição, muitas vezes por medo de perder a pessoa, e acabam recorrendo ao papel de sugar baby ou sugar daddy, como forma de consolo.

O ciúme excessivo ou a possessividade não são normais. Se você ou seu parceiro estiver exibindo esses comportamentos, procure ajuda profissional.

Restringindo ou controlando o comportamento

Mesmo que a sociedade tenha regras implícitas para os relacionamentos, as pessoas nunca devem se sentir controladas. Uma coisa é ficar preocupado ou desconfiar de que seu parceiro está te traindo e outra coisa é proibi-lo de ver certas pessoas. Restringir o comportamento de outras pessoas não é sinal de uma pessoa saudável. Somente pessoas com baixa autoestima tentam controlar o comportamento das outras pessoas. Tente descobrir uma maneira de trabalhar na construção de um autoconceito positivo, de forma que você não precise controlar os outros.

Abuso Verbal

Pessoas que se sentem inseguras ou ciumentas às vezes recorrem a ataques verbais. Não é normal usar linguagem humilhante ou degradante para outra pessoa. As pessoas fazem isso porque pensam que algo como xingamentos manterá seu poder, salvará a face ou ganhará uma discussão. Esta é apenas uma tentativa de controlar a situação ou a outra pessoa infligindo dor psicológica ou emocional. Isso é inaceitável.

Culpar

Pessoas que culpam os outros geralmente têm baixa inteligência social e emocional. Grewal e Salovey (2005) sugerem que assumir responsabilidade pessoal por suas ações é um dos sinais de inteligência emocional. Quando alguém é ciumento ou possessivo, não assume responsabilidade pessoal por seu comportamento. Eles sempre se veem como vítimas e, portanto, impotentes para mudar uma situação. É por isso que eles atacam com palavras e ações negativas.

Ameaçador

Uma ameaça é expressar a intenção de infligir punição ou consequências negativas a outra pessoa se você não conseguir o que deseja. As ameaças podem ser semelhantes a ultimatos. Se outra pessoa disser algo como: “Se você sair com Sally, eu terminarei com você!” eles estão tentando controlar a situação usando o medo. O medo nunca é usado em um relacionamento saudável. O medo gera mais negatividade e alimenta ainda mais o ciúme e a possessividade.

Categorias: Noticias,Coluna

Comentários estão fechados