Deputado Osmar Terra testa positivo para covid-19

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS) informou nesta sexta-feira (13) que recebeu diagnóstico positivo para a covid-19. Levantamento de abril do Radar Aos Fatos mostrou que Terra era o parlamentar que mais difundia desinformação sobre o novo coronavírus no Twitter.

Osmar Terra, que é médico, faz críticas às medidas de isolamento social, orientação recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter a disseminação do novo coronavírus. No início da pandemia, em março, chegou a afirmar que o Brasil teria, em 2020, menos mortos por covid-19 do que por infecções causadas por H1N1 em 2019 (no total, 796 mortes). Ontem, o Ministério da Saúde apontou que mais de 164 mil brasileiros já foram vítimas da doença causada pelo novo coronavírus.

O parlamentar diz estar assintomático e fazendo uso da hidroxicloroquina e ivermectina, medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da covid-19, mas amplamente defendido por Jair Bolsonaro. “Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo as instruções médicas”, escreveu a seus seguidores no Twitter.

O deputado também defende a imunidade de rebanho, ou imunidade coletiva, em detrimento da vacina. A medida, que consiste em deixar que a população se infecte livremente para que desenvolva proteção de forma natural, é criticada por cientistas e pela OMS.

Em uma carta aberta publicada em outubro na revista médica The Lancet, um grupo de 80 pesquisadores advertiu que a ausência de medidas de controle aumentaria a mortalidade em toda a população, afetaria a economia de forma irreversível, prolongaria a epidemia e paralisaria todos os sistemas sanitários.

Após a saída de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, o nome do gaúcho foi cotado para comandar a pasta, o que acabou não se concretizando. Osmar Terra tem 70 anos e está no sexto mandato como deputado federal pelo MDB.(Congresso em Foco)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados