Inscrições para Selo da Diversidade Étnico-Racial acontecem até dia 9 de dezembro

As inscrições para o Selo da Diversidade Étnico-Racial, programa coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), acontecem até o próximo dia 9 de dezembro, pelo site selodiversidade. salvador. ba. gov. br . A iniciativa é voltada para empresas e organizações públicas, privadas e da sociedade civil que executam ações de promoção de equidade racial nas políticas de gestão de pessoas dentro dos ambientes de trabalho.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a outorga do selo este ano acontecerá virtualmente no dia 16 de dezembro, às 11h, pela plataforma Microsoft Teams. De acordo com a Semur, há 126 instituições e empresas, inclusive multinacionais, certificadas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial.

As organizações que já foram contempladas precisam renovar a certificação anualmente, assumindo um compromisso com o município de promover ações de combate ao racismo, amparadas em critérios como inclusão da juventude negra no mercado de trabalho, apoio a programas de primeiro emprego, formação de colaboradores para combater a discriminação racial, além de ações voltadas para a comunidade, parceiros e fornecedores.

Categorias – O Selo da Diversidade Étnico-Racial é dividido nas categorias Compromisso e Reconhecimento. As instituições certificadas na primeira sem comprometem a cumprir diretrizes voltadas para a promoção da diversidade étnico-racial, entregando diagnóstico censitário e plano de trabalho a um comitê gestor formado por representantes do segmento governamental e sociedade civil.

Já a segunda certificação é concedida a entidades sem fins lucrativos que lutam pela valorização da diversidade e para micro e pequenas empresas, em geral familiar, cujo proprietário ou administrador sejam negros e que possuam no mínimo cinco funcionários, sendo em maioria afrodescendentes

A multinacional Kordsa integra a lista de participantes contemplados na categoria Compromisso. “A empresa mudou a estratégia de negócios para que a inclusão fizesse parte da cultura do nosso ambiente corporativo. Para isso, abrirmos canais de diálogos internos e garantimos mais diversidade nos nossos processos de recrutamento ”, destaca o diretor de RH da companhia na América do Sul, Luiz França.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados