Especialista orienta população sobre a prevenção do câncer de próstata

Neste Novembro Azul, mês de mobilização para os cuidados com a saúde masculina, o médico urologista da rede municipal de saúde Marcos Boaventura faz algumas recomendações para a prevenção e cuidados com o câncer de próstata. No Brasil, cerca de 68 mil pessoas são diagnosticadas com a doença todos os anos.

O urologista explica que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e geralmente não apresenta sintomas na fase inicial. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso, é fundamental que homens com idade a partir de 45 e 50 anos façam anualmente os exames para a detecção da doença, que são o toque retal e a dosagem de PSA, esse último feito por meio de exame de sangue.

Homens com fatores de risco devem começar a fazer os exames de rotina aos 45 anos e os demais aos 50 anos. Os fatores de risco são: histórico da doença em parentes de primeiro grau, pai ou irmão, obesidade e a descendência africana. O toque retal é um exame físico feito durante a consulta com o urologista e está disponível nas unidades de saúde do município. A dosagem de PSA é um exame laboratorial feito em qualquer laboratório da rede. O câncer de próstata tem grandes chances de cura quando descoberto precocemente.

“O toque retal é um exame clínico e é a melhor forma de triagem e de rastreio do câncer de próstata. Às vezes, o preço a pagar pelo preconceito com um exame tão simples e tão bobo é a própria vida ou ter uma qualidade de vida muito ruim, caso haja um diagnóstico tardio da doença. Por isso, é preciso vencer o preconceito e se cuidar” orienta Boaventura.

Ações – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando o acesso às consultas e exames voltados para o público masculino, em celebração ao Novembro Azul. Nos Multicentros da rede municipal estão sendo ofertadas mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista, além dos exames de ultrassonografia da próstata, aparelho urinário, abdômen testicular e bolsa escrotal. O agendamento prévio deve ser feito nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os atendimentos também estão sendo intensificados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é possível passar por consulta médica e odontológica, realizar testes rápidos e imunização. A Prefeitura também está realizando o Consultório na Rua para atender o público masculino em situação de vulnerabilidade social.

Sintomas e tratamento – Geralmente, os sintomas do câncer de próstata começam a aparecer quando em estágios mais avançados. Alguns dos sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar, dor lombar, deficiência renal, dor nas costelas e sangramento na urina. O tratamento é feito com cirurgia. Os três tipos de cirurgia feitos atualmente são a cirurgia aberta, a laparoscópica e a robótica. Quando a cirurgia não resolve, em doentes com o estado avançado, os médicos recorrem aos tratamentos complementares, que são a radioterapia, a terapia hormonal e a quimioterapia, a depender da fase da doença.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em 2019, entre janeiro e outubro, 212 homens morreram em Salvador em decorrência do câncer de próstata. No mesmo período, este ano, 170 mortes foram registradas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados