PF deflagra duas operações para apurar desvio de dinheiro no Sul e Sudoeste da Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações na manhã desta quarta-feira, 4, para apurar desvio de benefícios nas cidades de Ilhéus e Vitória da Conquista. Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão.

As operações são deflagradas de forma simultânea, sendo que a Demisso se refere a casos investigados em Vitória da Conquista e a Persona Ficta, em Ilhéus.

As ações da PF têm como foco o combate a fraudes na obtenção do benefício de seguro-desemprego e em empréstimo com a Caixa Econômica Federal. Na Operação Demisso, uma associação criminosa especializada em fraudes de seguro-desemprego é investigada.

De acordo com a PF, o grupo simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos, além de inserir anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego.

Esta organização funcionava a partir de três núcleos: a) mentores: pessoas responsáveis pela idealização, planejamento e coordenação das fraudes; b) apoio técnico: pessoas com conhecimento especializado que munia os investigados com informações necessárias para realização das fraudes; e c) sacadores: pessoas que figuram como sócios das empresas fictícias ou como empregados dos vínculos empregatícios falsos, e que realizam os saques.

Operação Persona Ficta

Já a Operação Persona Ficta, em Ilhéus, apura um possível grupo criminoso dedicado à prática de estelionatos por meio de uso de documentos falsos para contratação de empréstimos perante a Caixa Econômica Federal.

Os empréstimos eram realizados em diversas agências, sobretudo nas cidades de Itabuna e Ilhéus.Os investigados usavam documentos de identidade falsos criados com a própria fotografia, ludibriando a empresa pública federal, prática similar à de um “dublê”.

Segundo a PF, os empréstimos fraudulentos alcançam mais de R$ 200 mil.(A Tarde)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados