Movimentação foi pequena nos cemitérios de Salvador durante o dia de finados

Diante da pandemia do coronavírus, este ano a movimentação nos cemitérios de Salvador foi bem menor do que em anos passados. Apesar disso algumas pessoas foram homenagear seus mortos . Católicos tiveram como opção assistir as missas online programadas pela maioria das paróquias de Salvador. Um dia de reflexão, afinal a morte é para todos o maior mistério da vida.

A professora Karine Silveira costumava visitar o túmulo do pai, falecido há vinte anos (20) desde pequena. Mas diante da pandemia do Coronavírus decidiu fazer uma oração juntamente com sua mãe e irmã , “nossa mãe também está em uma idade de risco e decidimos acompanhar algumas missas pelas redes sociais. Foi melhor assim. O que tem do nosso pai são os ensinamentos que ele nos deixou. O corpo se desmaterializou.”

A aposentada Edilsa Suzana foi ao Jardim da Saudade, “apesar das dificuldades em sair na pandemia, quis fazer uma oração no local, onde meu pai falecido há 15 anos foi sepultado.”

No Cemitério Jardim da Saudade, um dos maiores de Salvador, a movimentação de parentes e amigos foi estimada ao redor de 50% menor que nos outros anos, a expectativa é de que 5 mil pessoas visitassem o local até o fim do dia, de acordo com a a administração. O Campo Santo e o Bosque da Paz, esperavam pouco movimento, mas não arriscaram projeção.

O Jardim da Saudade decidiu criar um serviço de Delivery de Flores. O pedido era feito pelo site, no campo . O cemitério também mudou o horário de funcionamento, com antecipação da abertura e extensão do fechamento, para evitar aglomerações. O horário de funcionamento vai ser mantido das 6h às 18horas até o dia 6 de novembro. “Antecipamos a abertura em uma hora e estendemos o fechamento também em uma hora para que todos possam fazer as visitas e homenagens com tranquilidade”, informou a gerente do cemitério, Bárbara Bembem.

Desde o dia 26 de outubro, o Campo Santo realiza missas diárias na capela, durante a Semana de Orações pelos Falecidos, o que tem colaborado para visitações espaçadas. Dentro da Igreja, a quantidade máxima é de 50 pessoas por missa. Ontem, as celebrações foram transmitidas online e o gerente do Campo Santo, Roberto Taboada, afirmou que não houve nenhuma ação incentivando a ida de pessoas ao cemitério na pandemia.

Os cemitérios municipais tiveram medidas restritivas reforçadas para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus ontem segunda-feira (2). Por causa da pandemia, os cemitérios municipais não tiveram programação especial e o movimento também esteve menor que em anos anteriores.

Ontem ocorreram missas no Cemitério Bosque da Paz, às 9h, transmitida online, no cemitério do Campo Santo ocoreram missas às 7h, às 9h ( presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha), às 13h, às 14h30 ( presidida por Dom Marco Eugênio Galrão) e às 16h (presenciais e transmitidas online), no cemitério Jardim da Saudade: A missa virtual com o bispo Dom Marco Eugênio, às 11h, foi transmitida ao vivo pelo site do cemitério, na Quintas dos Lázaros ocorreram missas às 9h30 (presidida por Dom Hélio Pereira). Na Catedral Metropolitana (Catedral Basílica) a missa foi às 10h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim (Bonfim) as missas ocorreram às 7h20, 9h, 10h30, 15h e 17horas, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Nazaré) a missa missa ocorreu às 8horas , com transmissão, ao vivo, pelo Youtube, Instagram e Facebook, na Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho) a Missa ocorreu às 9oras, com transmissão, ao vivo, pelo canal e pelo perfil da paróquia no Youtube e no Facebook.

O pároco Angelo Magno da Igreja de Sant’Ana enfatizou, “o maior mistério da vida é saber como é a morte, mas quem está aqui não sabe dizer. Então é com a fé que procuramos entender o mistérios. Oramos neste feriado pelos amigos, pelos fieis mortos, pelos parentes e para que quem esteja no purgatório que encontre a paz e seja libertado.”(Tribuna da Bahia) Foto:Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados