Prefeitura já realizou 1.547 mamografias durante o Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou 1.547 mamografias durante o Outubro Rosa, mês alusivo ao combate e detecção do câncer de mama. Desde o início do mês, a Prefeitura intensificou a realização do exame em 16 hospitais, clínicas e unidades de saúde espalhadas pela cidade. A campanha inclui ainda a oferta de 35 ultrassonografias da mama e transvaginais, que estão sendo realizadas, diariamente, no Hospital Municipal de Salvador (HMS) para os distritos sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima.

Segundo a subcoordenadora da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil da SMS, Michele Sacramento, a mamografia de rastreamento é exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama e deve ser realizado na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. “Aproveitamos o Outubro Rosa, momento em que a doença tem mais visibilidade, para alertar que é preciso se cuidar o ano inteiro. As mulheres precisam ficar atentas e tratar da saúde das mamas, entendendo que diagnóstico precoce é fundamental para alcançar a cura da doença”, disse.

Ela lembrou que mulheres que tem histórico familiar de câncer de mama, apresentem alteração na ultrassonografia ou tenham algum sinal na mama também devem fazer o exame, independente da idade. As mamografias estão sendo ofertadas nos hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio, Edgar Santos, Clinica de Imagem Diagnose, Clínica Ser e Clínica Ultraprev.

Para agendamento do exame, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, Cartão SUS e RG. Já as ultrassonografias realizadas no Hospital Municipal de Salvador (HMS) têm como público alvo os distritos sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima.

Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, no turno da manhã, e terças e quintas-feiras, pela tarde. A mulher que tiver interesse no serviço deve se dirigir à UBS mais próxima para realizar a marcação através do sistema Vida +. Além dos exames clínicos, a realização do autoexame também aumenta a chance do diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento pode ser feito em casa e, para isso, basta que a pessoa em pé, em frente ao espelho, busque por sinais como o aparecimento de secreções, nódulos ou mudanças na textura dos seios.

Casos fatais – Na capital baiana, o câncer de mama já vitimou 178 mulheres de janeiro a setembro de 2020. O número representa uma redução em 35% na quantidade de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença. Entre janeiro e agosto deste ano, a SMS realizou 93 mil exames de mamografia. Desse montante, 62 mil foram agendados e apenas 34 mil mulheres (54%) compareceram para realizar efetivamente o procedimento. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados