Niltinho saúda os 94 anos de São Sebastião do Passé

O deputado Niltinho (PP) inseriu, nas atas dos trabalhos da Casa Legislativa, uma moção de congratulações ao povo de São Sebastião do Passé pela passagem dos 94 anos de emancipação do município, data magna ocorrida na última segunda-feira, 12 de outubro.

Segundo relata o parlamentar, a história da cidade tem início em 1718, quando foi criada a freguesia São Sebastião das Cabeceiras do Passé. Naquela época, o açúcar e o cultivo da mandioca eram as principais atividades econômicas da localidade. São Sebastião do Passé conseguiu sua independência através da Lei Estadual nº1870, de 19 de julho de 1926, sendo oficializada como cidade em 12 de outubro deste mesmo ano.

No documento, o progressista lembra a importância da amizade entre o coronel Luís Ventura Esteves e o governador da Bahia, Francisco Marques de Góis Calmon, para a emancipação política do antigo distrito de São Francisco do Conde. O vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo destaca a fé e as belezas naturais como alguns dos atrativos do Assentamento 3 de Abril, em São Sebastião do Passé.

Niltinho conta que a padroeira do assentamento é Nossa Senhora Rainha dos Anjos. De acordo com a lenda, prossegue o legislador, a santa já teria sido vista na gruta do Assentamento 3 de abril, episódio que tornou famosa a localidade, visitada por cerca de mil fiéis por ano. O município também ganhou relevância nacional por causa da canção de Dorival Caymmi (“Eu vou para maracangalha, eu vou, Eu vou com chapéu de palha eu vou…), que apresentou este pequeno distrito para o mundo.

“Registro aqui o compromisso de representar o município de São Sebastião do Passé, junto às autoridades estaduais e representantes federais, para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda”, finalizou o deputado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados