Ana Rita pede para OAB-BA recomendar ações de atenção aos animais

A advogada e vereadora Ana Rita Tavares (PT) enviou um ofício à Comissão Especial de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção da Bahia (OAB-BA), para que se recomende aos municípios baianos a esterilização em massa de cães e gatos, em consonância com a política pública de atenção aos animais, tão perseguida pela parlamentar e ativista.

No documento expedido na segunda-feira (19), a vereadora elogia o trabalho da comissão presidida por Marilena Tanajura. “É imprescindível que a Comissão Especial exerça importante papel na defesa da aplicação e aperfeiçoamento dos dispositivos legais, empregando esforços para que a legislação de proteção aos animais seja respeitada e efetivamente implementada”, destacou Ana Rita.

Justifica ainda a castração de caninos e felinos, a fim de evitar a sua reprodução descontrolada, o que os expõe ao abandono, agressões diversas e a doenças, que também afetam as pessoas. “É recomendada a contratação de médicos veterinários para atendimento de animais que vivem nas ruas, sob a guarda de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz o texto.

Ana Rita observou também a importância da aplicação das vacinas antirrábica e antiviral em caninos e felinos. Esta última, segundo a vereadora, sem cobertura do poder público. “Desprotegidos, com a imunidade debilitada, os animais ficam expostos à ação de doenças, inclusive aquelas que também são nocivas aos seres humanos”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados