Artistas do Subúrbio contribuem com sugestões de projetos de políticas culturais para a região

Gazo, candidato a vereador de Salvador pelo PDT afirma que é preciso ouvir categoria para elaborar projetos de lei que atendam demandas do setor cultural na periferia.

Formado por 22 bairros e com mais de 280 mil habitantes, o Subúrbio Ferroviário de Salvador é também berço de grandes artistas. Porém, a categoria requer mais investimentos no setor, leis que promovam o fomento da cultura na região e maior visibilidade aos profissionais locais. Essas demandas foram apresentadas durante o programa Roda de Conversa, da Rádio Hoje Brasil, pela cantora Elaine Brazil e pelo cantor e compositor Neguinho Madeirada. O candidato a vereador Gazo (PDT) também participou do encontro e falou como seu mandato pode estar a serviço da categoria artística, ouvindo os fazedores de cultura para elaborar projetos eficientes.

O apresentador Ivan Luiz Santana abriu o programa apresentando as lutas e dificuldades que artistas do Subúrbio passam, mesmo antes da pandemia de Covid-19, e como o poder público deve atuar para reverter essa situação. Para o candidato a vereador Gazo, o único caminho é através da mobilização. “Tudo funciona a partir da política. A Câmara precisa realizar esses debates para que possam apresentar projetos de leis que tratem com igualdade todos os artistas”, frisou o sindicalista.

A cantora Elaine Brasil destacou a pluralidade cultural de Salvador e lamentou a falta de espaço para artistas do Subúrbio Ferroviário em grandes eventos como Carnaval e Réveillon. “Artistas que querem viver do talento, de sua arte. Mas não encontram incentivo. Precisamos fomentar a cultura nos bairros e de pessoas que tragam a cultura como bandeira, para que a gente possa sonhar com dias melhores”, reforçou.

Para o cantor e compositor Neguinho Madeirada, um dos problemas dos editais é o excesso de burocracia, dificultando o acesso aos recursos. Ele lembrou dos músicos que não conseguiram receber auxílios governamentais e estão vivendo de doações de cestas básicas. O artista ainda falou sobre os preconceitos e falta de espaço que músicos do Subúrbio Ferroviário sofrem, relatando as dificuldades de se furar a bolha e ter oportunidade para mostrar o trabalho.

Após ouvir as reivindicações dos representantes da categoria dos músicos, o candidato a vereador Gazo reforçou que a é essencial participação dos artistas, colaborando com suas experiências, para a construção de projetos a fim de suprir suas demandas. Ele reforçou que é preciso lutar para que seja aprovado pelos parlamentares, sancionado pelo Executivo Municipal e seja cobrada sua execução efetiva.

A cultura está entre as pautas levantadas por Gazo. Ela está incluída na proposta de escola em tempo integral. Estudantes do Ensino Fundamental teriam acesso a atividades de arte e esportes no contraturno escolar. Para o candidato a vereador do PDT, é urgente dar oportunidade às crianças para desenvolverem habilidades, descobrir talentos e até mesmo ajudar na escolha de uma profissão.

Gazo salientou que, além da parceria com o poder público, deve-se procurar também parcerias com a iniciativa privada, através de leis de incentivo que realmente funcionem. De acordo com o candidato, o dinheiro público serve para levar investimentos a todos os setores e a cultura não deve ficar esquecida, uma vez que movimenta toda uma cadeia econômica. “Se pudermos chegar à Câmara, terei um mandato popular. Sou oriundo da construção pesada, mas não vou tratar apenas do meu setor”, declarou o sindicalista que concorre por uma das 43 cadeiras do Legislativo Municipal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados