Rogério Andrade Filho parabeniza Santa Terezinha

O deputado Rogério Andrade Filho (PSD) parabenizou o município de Santa Terezinha, localizado na microrregião de Feira de Santana, pelo aniversário de 171 anos de emancipação política e administrativa completado nesta segunda-feira (19). Por meio de moção de congratulações e aplausos apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar ressaltou o carinho que sente pela cidade.

“Terra de gente hospitaleira, acolhedora, apta a receber todos que para lá se desloquem. Para os turistas que não gostam de ficar hospedados em barracas, a cidade oferece uma boa estrutura em hospedagem. Dotada de diversas pousadas, restaurantes e tudo mais que é preciso para acolher a todos e proporcionar o bem-estar de sua população. Essa é a Santa Terezinha que tanto aprendi a amar e respeitar, tendo-a como um dos orgulhos dessa Bahia tão extensa”, afirmou.

O legislador destacou ainda a história da cidade, de origem indígena. Conforme contou o deputado, Santa Terezinha tem uma história de luta e conquistas. Os primitivos habitantes da região eram os índios Cariris e Sabujas, descendentes dos Tupinambás, aldeados no lugar “Pedra Branca”. O município de Pedra Branca, por sua vez, foi extinto em 1835 e seu território anexado a Cachoeira. Em 1849, foi restaurado com sede na vila de Tapera, permanecendo até 1877, quando foi supresso e anexado ao recém-criado município de Amargosa.

O município foi novamente restaurado em 1890, desta vez com a denominação de Jibóia e sede nesta mesma localidade, elevada então à vila. Em 1899, mudou-se o nome para Monte Cruzeiro. Em 1921, voltou a sede municipal para a povoação de Tapera, que passou a denominar-se Monte Cruzeiro. Com a mudança da sede para o arraial de Santa Terezinha em 1928, adotou-se o topônimo atual.

De acordo com Rogério Andrade Filho, a cidade de Santa Terezinha adquiriu essa categoria por força do Decreto-Lei Estadual nº 10724, d 30 de março de 1938. O município é formado pelo Distrito Sede (único) e apresenta as seguintes localidades ou povoações: Rio Seco, Boqueirão, Pedra Branca, Campo Alegre, Serra Grande. Santa Terezinha fica localizada próxima aos municípios de Castro Alves, Elísio Medrado, Rafael Jambeiro e Itatim. O município conta com mais de 10 mil habitantes.

Ao final do documento, Rogério afirma que “é com orgulho de ser, de representar esta cidade, que deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente, em especial aos amigos Agnaldo Andrade, Edvaldo Silva Moura, Rogério Marnom, Cezar Moura, que trabalham para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Estamos atentos às suas necessidades, aqui na ALBA, como legítimos representantes do povo baiano, sempre buscando atender aos seus anseios”.

Por fim, o parlamentar pede que sua proposição, após os trâmites regimentais, seja dada conhecimento ao prefeito e seu vice, ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores e respectivos edis e aos munícipes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados