Navas e De Gea se encontram 5 anos após a famosa não-transferência

Há poucos mais de cinco anos, eles também já experimentaram a sensação de ficarem em destaque ao mesmo tempo em um dia marcante para o futebol. Porém, o motivo foi bastante diferente.

31 de agosto de 2015. No fechamento da janela de verão da Europa, um dos negócios mais esperados era a sonhada contratação de David de Gea pelo Real Madrid, ao passo que Keylor Navas faria o caminho de volta.

No entanto, a documentação não chegou a tempo, e a transferência não ocorreu. Mesmo assim, ela não passou ilesa, causando um enorme desgaste, sendo que os dois clubes culparam o outro (veja abaixo) pelo fracasso no negócio.

O desgaste também foi sentido – e muito – por Navas, que em setembro de 2015 revelou em entrevista à Cadena Cope detalhes daquele fatídico dia, contando que chegou a ir às lágrimas.

O depoimento de Navas

“Não levava malas e só seguia ordens. Estive esperando. Não estive dentro do avião, como foi dito, mas estive perto.”

“(O dia 31 de agosto) Foi complicado. Acordei como um dia normal, mas pela tarde começam a tocar os telefones. Meu representante me chama e diz que há um tema que está se movendo e que fique atento ao telefone.”

“Eu obviamente queria jogar e tinha um ano sem jogar, vendo como os demais jogavam. Isso é difícil, e ninguém gosta. Eu queria jogar e no final é isso o que aconteceu.”

Keylor revelou que assinou o contrato em cima de sua cama e que no final daquela tarde recebeu a ligação de que estava quase tudo pronto para sua ida ao United. “Mais ou menos 5 ou 6 da tarde. Meu representante, ele é que estava falando com todo mundo que tinha que falar, e eu estava esperando até que me disseram o que tinha que fazer.”

Por volta das 19h, o goleiro é avisado por seu agente para ir ao aeroporto de Madri: “Vou a Barajas e estou esperando em uma salinha com minha esposa. Mas não subimos no avião como disseram. Sim, o que vi de perto (risos)…”

“Eu não queria ir, em nenhum momento desde que cheguei ao Real Madrid. Nunca pensei quando cheguei ao Madrid em estar um ano ou dois. Tenho minhas metas claras e sempre lutei por elas confiando em mim. Por isso foi complicada essa situação, mas nunca pensei em ir.”

Navas negou que tenha feito exames médicos dentro do avião ou no aeroporto e sim no CT do Real Madrid. Após seu representante dizer que o negócio fracassou, o goleiro falou apenas um: “Posso ir?” E voltou para casa.

“Foi um dia complicado e difícil, e aí foi quando chorei. Sempre trato de ser forte, enfrentar as dificuldades e seguir em frente.”

“Chorei demais. Disse a minha esposa que eu, por dentro, queria estar em Madri. Deus me deu essa oportunidade e não penso em perdê-la.”

O que aconteceu com eles depois?

O costarriquenho havia sido contratado pelo clube merengue depois de grande Copa do Mundo em 2014 e foi reserva de Iker Casillas em sua primeira campanha. A titularidade só foi conquistada após o não-acerto com o Manchester United, e ele provaria que sua permanência era o melhor que o Real poderia ter para o gol.

Navas foi peça fundamental para que o time conquistasse o tricampeonato da Champions League e se estabeleceu como um dos melhores goleiros do mundo, ainda que não pareça ter o reconhecimento que merece. Não à toa, o clube ainda foi contratar Thibaut Courtois em 2018, e o costarriquenho ficou por mais um ano, antes de se transferir ao PSG em 2019, onde recuperou o posto de titular absoluto.

Durante esse mesmo período, De Gea também se manteve como um dos grandes nomes da posição até uma queda de rendimento posterior. Uma Copa do Mundo de 2018 ruim e falhas constantes diminuíram seu prestígio diante dos críticos, mas o United ainda renovou seu vínculo no meio de 2019 até 2023.

De qualquer forma, a irregularidade em 2019-20 fez as dúvidas a respeito do espanhol seguirem fortes, tanto que Dean Henderson, que vem de um grande período de empréstimo ao Sheffield United, retornou e é uma sombra para o titular da posição.
(ESPN) Foto: Getty Images – Montagem ESPN

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados