Idealizado por Ireuda Silva, SIMM Mulher encaminhou mais de 800 mulheres ao mercado de trabalho desde agosto

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra da Mulher Soteropolitana (SIMM Mulher) já encaminhou, nos últimos dois meses, 843 mulheres ao mercado de trabalho na capital baiana. Idealizado pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), o projeto foi lançado no mês de agosto.

“É gratificante saber que, em plena pandemia, o SIMM Mulher está cumprindo a função para a qual foi criado: garantir a empregabilidade da mulher soteropolitana, ajudando a empoderá-la ao mesmo tempo que movimenta a nossa economia”, diz Ireuda, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

À época do lançamento, a republicana destacou que “buscar diariamente políticas que diminuam a desigualdade é um desafio e um dever de todos que ocupamos funções representativas. Penso que esse projeto também pode beneficiar especialmente as mulheres negras, que são maioria em nossa cidade e, além de sofrerem com o machismo, são também vítimas do racismo”.

Ainda de acordo com Ireuda, a situação de vulnerabilidade da mulher foi agravada pela pandemia do novo coronavírus. Vítimas do machismo, são muitas vezes preteridas em seleções e ganham menos que os homens, mesmo quando possuem qualificação igual ou superior.

Dados do ano passado mostram que o desemprego entre mulheres é o maior em 15 anos na Região Metropolitana de Salvador. De 2017 para 2018, 32 mil mulheres ficaram desempregadas, um aumento de 13%.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados