Campanha Outubro Rosa é destaque na ALBA

“O diagnóstico precoce é sempre a melhor opção” ou “Um toque pode mudar a sua vida”. Frases como estas integram um conjunto de peças elaboradas e divulgadas pela Diretoria de Promoção à Saúde e pelo Departamento de Serviço Social da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no âmbito da campanha do Outubro Rosa. Além das ações nas redes sociais, o Parlamento baiano está com iluminação especial em adesão ao gesto que simboliza um alerta para o combate e prevenção ao câncer de mama.

Por causa da pandemia do coronavírus, a campanha precisou ser adaptada neste ano. Segundo Daniela Faria, gerente do Departamento de Serviço Social da Casa, a aposta foi a veiculação de conteúdo educativo nas redes sociais. “Essa é uma campanha que já fazemos há muitos anos com a utilização de todos os recursos comunicacionais disponíveis. Em anos anteriores, tivemos palestras com profissionais de saúde, como oncologista, psicólogos. Mas esse ano estamos em uma situação atípica, assim, tivemos que usar o mural digital da ALBA e as redes sociais”, explicou a dirigente.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que somente em 2020 a Bahia pode ter 3.460 novos casos da doença. Desse total, a previsão é que cerca de 1.180 ocorram em Salvador. De acordo com o instituto vinculado ao Ministério da Saúde, alimentação saudável, prática de atividades físicas e redução do consumo de álcool estão entre medidas preventivas que podem evitar 28% de casos da doença.

UNALE

A deputada Ivana Bastos (PSD), 2ª vice-presidente da ALBA e presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), destacou a participação da entidade no movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

O slogan adotado neste ano foi “Precisamos tocar no assunto” e tem como objetivo fazer com que as mulheres conheçam o próprio corpo e façam o autoexame. “Outubro é um mês de alerta e de falar com mais ênfase da saúde da mulher. Ele traz uma causa que deve ser defendida por todo o ano, mas que ganha forças com a Campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e tratamento precoce do câncer do colo do útero e de mama”, contextualizou a parlamentar. Ivana explicou que a Unale tem buscado apoiar a causa através de ações conjuntas com as Casas Legislativas de toda confederação brasileira no processo de conscientização e de suporte às mulheres no intuito de alertar para a importância da prevenção e tratamento precoce. “Sabemos da gravidade da doença e o quanto devemos bater nessa tecla e falar do assunto. Temos inúmeros entraves que dificultam o diagnóstico precoce e a falta de informação é um deles. Destaco a questão das dificuldades enfrentadas pelas mulheres que moram no interior, nas comunidades mais isoladas, para conseguirem ser diagnosticadas no início, e isso agrava o tratamento. Precisamos pensar e desenvolver mecanismo para reverter essa situação e dar uma melhor assistência a essas pessoas”, disse a deputada.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados