Vagas temporárias devem aumentar 28% no país em 2020, aponta associação

A economia brasileira dá sinais de recuperação com a geração de novos postos de trabalho. Uma projeção feita pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) acredita que serão criadas cerca de 400 mil vagas temporárias no último trimestre de 2020. Essa modalidade está amparada pela Lei Federal 6.019/74 e do Decreto nº 10.060/2019. Segundo a ASSERTTEM, o aquecimento da indústria e do comércio deve acontecer no Natal.

Para 2020, a associação projeta um aumento de 28% nas contratações de trabalhadores temporários em relação ao ano passado. De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2019 foram criados 679.020 postos temporários, já em 2020 a projeção para o mesmo período é 1.000.780, crescimento de 47,3%. Em relação ao segundo semestre há uma projeção de aumento de 12% saltando de 800 mil vagas para 900 mil entre 2019 e 2020.

Das contratações temporárias em agosto, 65% delas foram realizadas pelo setor da Indústria, 28% de Serviços e 7% do Comércio, sendo que o motivo para a abertura de vagas foi a demanda complementar de trabalho.

O presidente da associação, Marcos de Abreu, afirma que no mês de outubro o setor da Indústria ainda deve puxar as contratações para suprir a alta demanda do mercado, sendo que os principais segmentos que buscam reforços de trabalhadores temporários são: Alimentos, Farmacêutico, Embalagens, Metalurgia, Mineração, Automobilístico e Agronegócio.

“Com a proximidade do Natal, o comércio abrirá muitas vagas temporárias. Assim, quem está desempregado deve ficar atento a essas oportunidades que vão surgir”, pontuou. Segundo ele, por meio do Trabalho Temporário, o trabalhador pode adquirir mais conhecimentos e ter novas experiências no mercado, o que potencializa sua recolocação em uma eventual vaga permanente. “Neste período de pandemia, estimamos que 20% dos trabalhadores temporários serão efetivados. É um número bastante expressivo”, destacou.

Ainda de acordo com Abreu, a modalidade de contratação temporária é uma excelente oportunidade para que as empresas consigam atender suas demandas urgentes e emergenciais e para ganharem fôlego durante a retomada, até conseguirem efetivar os trabalhadores novamente.

Em setembro, as contratações realizadas por meio do Trabalho Temporário surpreenderam, mais uma vez, positivamente. Ao todo foram 186.940 novas vagas temporárias no mês, em 2020, um aumento de quase 42% frente às 131.761 de setembro do ano passado.
(Tribuna da Bahia) Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados