Ações garantem acesso à alimentação durante pandemia

Nesta sexta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, data que marca, em 2020, os 75 anos de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O momento visa ressaltar a importância de fomentar o acesso ao direito humano à refeição adequada.

Em Salvador, este é um dos compromissos assumidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A pasta tem realizado ações contínuas, que foram ampliadas e intensificadas durante a pandemia do coronavírus, para garantir a segurança nutricional das pessoas em vulnerabilidade e risco social.

Além do Restaurante Popular Cuidar de São Tomé de Paripe, que, diariamente, oferece alimentação saudável às pessoas mais carentes, foi inaugurado o Restaurante Popular Pau da Lima para ampliar a oferta dos serviços e contribuir para minimizar os impactos causados pela Covid-19. Até o momento, mais de 605 mil refeições foram entregues gratuitamente durante este período do novo coronavírus – antes, eram disponibilizados com o valor simbólico de R$ 1.

Outros três pontos de distribuição de alimentos foram disponibilizados de abril a setembro, voltados principalmente para a população em situação de rua. Eles foram instalados na Barroquinha, Itapuã e Estacionamento São Raimundo (Politeama).

A secretária da Sempre, Juliana Portela, destaca a importância das políticas públicas para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). “Contribuir para promoção da alimentação adequada e segura às pessoas mais carentes é um compromisso social para reduzir, cada vez mais, o número de pessoas vulneráveis à fome”, afirma.

Demais iniciativas – A Prefeitura distribuiu, ainda, mais de 250 mil cestas básicas por mês. Os alimentos foram destinados para pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, inscritas no Cadastro Único e que não receberam benefício semelhante do município.

Dentre outras iniciativas já realizadas estão as hortas comunitárias nos equipamentos socioassistenciais, palestras educativas sobre aproveitamento integral dos alimentos e orientação nutricional. A ampliação do Prato Amigo, através da parceria firmada com a Associação Bahiana de Supermercados (Abase), tem permitido quadruplicar as doações de alimentos a entidades carentes.

Além disso, iniciativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como o aproveitamento integral dos alimentos e o Amamentar Sempre também são realizadas continuamente nas unidades socioassistenciais da Prefeitura.

“É importante continuar promovendo ações para assistir às pessoas em situação de vulnerabilidade socionutricional no município”, diz o coordenador da Cosan, Gabriel Falcetta.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados