Hemoba de Vitória de Conquista amplia atendimento às quintas-feiras para melhorar estoque

A unidade de coleta de Vitória da Conquista começa a atender todas às quintas-feiras a tarde a partir desta semana. Nesta quinta-feira (8) os atendimentos começarão às 7h30, com parada para o almoço e retorno às 13h30. Atendimento vai até às 16h.

Segundo a médica e responsável técnica da unidade, Joselinda Pessoa, a ampliação do horário de coleta ocorreu para atender a demanda de sangue durante a pandemia, já que ocorreu uma queda expressiva nas doações no primeiro semestre.

Ela lembra que o medo das pessoas de saírem de casa e o constante número de pacientes diagnosticados com leucemia, aplasia medular, competindo com pessoas internadas pela Covid-19, renais agudos e infectados pela dengue hemorrágica na região tornou a situação ainda mais delicada.

“Isso aumentou muito a necessidade de sangue total e de plaquetas. Já chegamos a situação de ter estoque abaixo do crítico para os próximos três dias”, conta.

Às segundas e quartas-feiras, o serviço acontece no mesmo horário, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h, e às terças e sextas-feiras das 7h30 às 12h. Os atendimentos têm sido realizados por ordem de chegada e por agendamento através do número (77) 3229-2445 ou do e-mail [email protected].

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Foto:Milena Fahel

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados