Salvador terá dias de muito calor durante o mês de outubro

Os soteropolitanos que estavam com saudade de aproveitar dias mais quentes na cidade já podem usufruir destes momentos neste início de outubro. E a previsão é que o calor continua ao longo de todo o segundo mês de Primavera, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal).

Segundo o meteorologista do Cemadec Giuliano Carlos do Nascimento, a elevação na temperatura ocorre em função da transição entre o Inverno e a Primavera, bem como a proximidade cada vez maior do Verão. “Com isso, as massas de ar quente e seco que normalmente surgem sobre o continente favorecem o bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens e assim elevando as temperaturas”, disse Nascimento.

O profissional explicou ainda que a expectativa é que durante este mês as chuvas se mantenham dentro da normalidade climatológica ,que é de 95,2 mm. Esse índice é definido com base em um arquivo de dados meteorológicos de determinada região ao longo de 30 anos.

“Essas chuvas são mais frequentes durante a madrugada e no início da manhã, com intensidade fraca, mas não se descarta a possibilidade de chuvas com intensidade moderada. No entanto, essas precipitações costumam ser mais presentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, pontuou.

Segundo Nascimento, os modelos de previsão numérica do tempo em Salvador indicam que este começo de outubro terá temperaturas variando entre 23°C e 32°C. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), coletados na estação meteorológica de Ondina, a normal climatológica de temperatura máxima na cidade é de 33,5°C e a mínima é de 18,3°C.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados