Eleitorado de Salvador considera Saúde e Educação como principais problemas

O eleitorado de Salvador, que vai às urnas em 15 de novembro, considera a Saúde e a Educação como os principais problemas hoje da capital baiana. Segundo levantamento do Ibope, 70% dos entrevistados apontaram a Saúde como a maior preocupação. O motivo principal deve ser a pandemia de coronavírus, que soteropolitanos enfrentam desde março deste ano. Com mais de 2,7 mil mortes provocadas pela doença, a cidade lidera no estado o número de óbitos da Covid-19, conforme os dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A segunda preocupação dos soteropolitanos é com a Educação. Para 46% dos entrevistados, este é o principal problema. A pandemia também afetou a área. As aulas estão suspensas na cidade desde o início da crise sanitária. Ontem, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que não há prazo para o retorno. “Nós temos tomado decisões técnicas. Às vezes, em um determinado momento, você também precisa pegar o pulso das pessoas. Foi por isso que fizemos uma pesquisa interna para saber a opinião majoritária e predominante do soteropolitano em relação à Educação e, também, as praias. Eu fiquei seguro porque as decisões que a gente vem tomando estão harmonizadas com o pensamento da maioria da população. Posso te assegurar que a grande maioria não quer o retorno das aulas porque não sente segurança para isso”, declarou o democrata, em entrevista à imprensa.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), também disse que não há previsão de retorno das aulas. “Nós conversamos sobre o protocolo de retorno e continuamos com a ideia de dividir as salas em duas. Estamos acompanhando os números para entender como se pode voltar e não temos um diagnóstico muito claro de como está a doença, para gente saber como voltar para as aulas. O número de mortes cria uma sensação de que a doença ainda está forte. Não dá para tomar decisão burocrática. Precisa reduzir os números ainda”, declarou o petista nesta semana.

A segurança pública aparece em terceiro lugar no ranking de preocupação, com 44%. Em seguida, estão a geração de empregos (24%), corrupção (11%), rede de esgoto (9%), trânsito (8%) e impostos e taxas (8%). Também estão na lista de problemas: limpeza pública (7%), calçamento de ruas e avenidas (6%), habitação (4%), assistência social (3%), iluminação pública (3%), abastecimento de água (3%), meio ambiente (3%), administração pública (1%), atividades esportivas (1%), atividades culturais (1%) e opções de lazer (1%). Segundo a pesquisa, 1% não respondeu ou não sabia.

As pessoas que responderam à pesquisa podiam apontar mais de um problema, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. A margem de erro é 4% para mais ou para menos. Foram entrevistados 602 eleitores da cidade de Salvador, entre os dias 3 e 4 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O número de identificação na Justiça Eleitoral: BA-03105/2020.
(Tribuna da Bahia) Foto: Reprodução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados