Setur faz visita técnica para conhecer projeto para balneário em Santo Estêvão

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, com técnicos de sua equipe, visitou o município de Santo Estêvão (a 150 km de Salvador), nesta segunda-feira (5), para conhecer o Projeto Balneário do Porto Castro Alves e o local, sua construção, às margens do Rio Paraguaçu. A estrutura tem como objetivo dinamizar o turismo da região, localizada na zona Caminhos do Sertão.

Durante a visita, o titular da Secretaria do Turismo da Bahia (SeturBA) conheceu os detalhes do projeto, que prevê a construção em duas etapas de equipamento dentro de uma área total de 140 metros quadrados, com custo superior a R$ 8 milhões.

O complexo será composto de praça, espaço gastronômico com quiosques, bares, restaurantes e barracas, píer flutuante e ciclovia. Haverá também o Memorial da Vila, dedicado à preservação da história local, um centro ecumênico e espaço para defumação de camarão, além de estacionamento, parada de ônibus e locais para a realização de eventos, como a tradicional Lavagem do Porto. As obras de urbanização incluem ainda a instalação de iluminação a LED.

“A reunião foi muito proveitosa e saio daqui entusiasmado com o projeto, que sem dúvida será um divisor de águas para o turismo não só de Santo Estêvão como de toda a região”, avaliou Fausto Franco.

Os diretores de Qualificação e Segmentos Turísticos, Jorge Ávila, e de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges, da Setur-BA, que acompanharam o secretário na visita, junto com e o historiador Rafael Dantas, falaram sobre a importância da qualificação de profissionais e empresários do setor turístico da região para que o projeto tenha êxito.

A partir da construção da estrutura, que segundo os idealizadores vai demandar cerca de dois anos, o município pretende investir na requalificação de outros equipamentos turísticos, como a Biblioteca, o Centro Cultural e o Mercado Municipal.

Festas

Localizada no Vale do Paraguaçu, próxima aos municípios de Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Estêvão tem como grandes atrativos a festa de São João e do padroeiro, celebrado em 26 de dezembro. A cidade vem investindo também na realização de uma festa literária nos moldes das principais da Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados