PF combate fraude a licitações

A Polícia Federal deflagrou hoje, 6/10/2020, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Policial “RASURAS”, para combater fraude à licitação, no município de Fronteira dos Vales/MG.

As investigações tiveram início em novembro de 2019, após a PF receber Nota Técnica da CGU, apontando irregularidades na aplicação de recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) àquela cidade.

Apurou-se que, dos cerca de R$ 910 mil reais pagos às empresas fornecedoras contratadas por meio de Pregões Presenciais para aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados a ações e serviços de saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de R$ 514 mil foram gastos em equipamentos que não foram localizados nas unidades de saúde beneficiadas – 56,47% dos recursos federais não chegaram a seu destinatário final, a população de Fronteira dos Vales.

A Polícia Federal representou por cinco mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo bancário de sete empresas e quatro 4 pessoas físicas e bloqueio de valores da ordem de meio milhão de reais, expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni/MG. 12 Policiais Federais e 6 auditores da CGU estão cumprindo as ordens em Itaobim/MG (dois mandados) e Fronteira dos Vales (três mandados). Durante a deflagração, foram apreendidos documentos, mídias computacionais e telefones celulares.

Os envolvidos responderão por fraude a licitação e fraude a licitação em prejuízo da Fazenda Pública, podendo cumprir até 10 anos de prisão, se condenados.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados