Prefeitura inicia reconstrução de escola no Vale dos Lagos

Mais uma unidade escolar vai deixar a antiga e precária estrutura em pré-moldado e ganhar um novo imóvel em alto padrão, com obras realizadas pela Prefeitura a partir desta segunda-feira (5). A ordem de serviço para início imediato da reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lírio do Vale, no Vale dos Lagos, foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral.

Com 1.256 m² de área construída e investimento de R$3,6 milhões, o novo imóvel vai abrigar dez salas de aula climatizadas, quatro solários, banheiros, sala dos professores, sala de atendimento especializado, sala da diretoria, sala administrativa, cozinha e demais ambientes.

Além de acessibilidade, também serão instalados itens de sustentabilidade, como sistema de captação da água da chuva e iluminação em LED. A estimativa é de que a obra termine em agosto do próximo ano e o novo Cmei deverá atender a 250 alunos de 2 a 5 anos.

O prefeito destacou o esforço que a administração municipal vem promovendo, desde 2013, na requalificação de mais de 60% da rede física de ensino, principalmente as unidades que possuíam estrutura em pré-moldado.

“Eram 42 escolas deste tipo que foram construídas para atender de forma provisória, mas que acabaram ficando e que estavam bastante precárias em razão do tempo. Alunos, professores e funcionários sofriam com o calor insuportável no período do verão e, no período chuvoso, era a vez dos alagamentos e infiltrações. Desse total, ainda faltam duas escolas em pré-moldado que serão demolidas e reconstruídas ainda este ano”, disse ACM Neto.

Avanço – O titular da Smed salientou que o CMEI Lírio do Vale estava fechado há cerca de três anos, devido à situação de risco do imóvel, e os alunos foram redistribuídos para unidades próximas.

“Essa nova estrutura vai oferecer tudo o que é necessário para promover uma educação de qualidade. Não à toa, Salvador está entre as três capitais que mais avançaram no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Brasil. E vamos continuar avançando: serão entregues mais 12 unidades novas ou reconstruídas até o fim do ano, dependendo apenas dos protocolos de segurança para a retomada das atividades na educação”, declarou Barral.

Morador há 34 anos do Vale dos Lagos, o professor e advogado Valdenir Brito ressaltou a importância da unidade de ensino para o bairro. “Valoriza a própria moradia, oferece mais segurança para as mães de duas comunidades carentes existentes aqui deixarem seus filhos e, ainda, contribui para o crescimento da própria localidade na área da Educação”, pontuou. Fotos: Valter Pontes/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados