PF combate tráfico de madeiras em terras indígenas

A Polícia Federal deflagrou hoje (2/10) a Operação OROBORUS, visando combater crime ambiental de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e terras indígenas, localizadas na região norte do Brasil.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão, nos Estados de Goiás e Pará, sendo 1 em Aparecida de Goiânia/GO, 11 em Anápolis/GO e 1 em Marabá/PA.

A investigação identificou um grupo criminoso que promove o transporte e comercialização de madeira de origem clandestina do norte pra outras regiões do País, utilizando integrantes que serviam-se de olheiros e batedores a fim de obter informações de policiamento nas estradas, para desviar percursos e evitar fiscalizações.

Em caso de abordagens fiscalizatórias, os integrantes do grupo apresentavam Documentos de Origem Florestal – DOFs e Guias de Transporte Florestal – GTFs falsificados, no afã de dar aparência de legalidade à madeira extraída (angelim-vermelho, angelim-pedra, angico, ipê entre outras espécies).

Os investigados, dentre eles um ex-Superintendente do Ibama em Goiás, poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de madeira, com penas que, somadas, alcançam mais de 12 anos de prisão.

Será realizada coletiva de imprensa às 10h00, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.

Operação Oroborus desarticula esquema de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e terras indígenas, localizadas na região norte do Brasil.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados