Olívia Santana parabeniza o Lacen

A deputada Olivia Santana (PC do B) parabenizou o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) pelos 105 anos de fundação. Em moção de aplausos que protocolou na Assembleia Legislativa, a comunista manifestou “muita honra e grande  alegria” em homenagear a instituição “de alta relevância científica para a proteção da Saúde do povo baiano, que se tornou o maior laboratório em capacidade para testagem do país”.

Para ela, a data de aniversário do Lacen ( 7 de setembro) , dia da Independência do Brasil, é “emblemática” e “empresta ainda mais simbolismo à instituição, patrimônio do povo baiano,  maior laboratório público do país em capacidade para testagem da Covid-19”.

Considerado pela parlamentar um “importante laboratório público, 100% dedicado ao SUS e à população”, o Laboratório é responsável pela identificação de doenças contagiosas como tuberculose, hanseníase, mal de chagas; pela análise de água contaminada, de alimentos impróprios para o consumo, laudos de produtos da indústria química “e mais uma centena de serviços prestados com excelência  e cuidado”.

Na moção, ela destaca que o laboratório vem “trabalhando incessantemente” desde que começou a pandemia, e já realizou mais de 268 mil testes do coronavírus. “Com a ampliação, sua capacidade subiu de 400 para 4 mil testes por dia, com 85% dos resultados sendo entregues em até 48 horas”.

Atuando “de forma transversal”, o Lacen, está relacionado às vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e à Saúde “dos trabalhadores e trabalhadoras”, fazendo a análise dos dados encaminhados pelos municípios, “possibilitando ainda a produção de conhecimento através de convênios com universidades públicas, como forma estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde para todo o Estado, conforme consta em seu site”, informou Olívia Santana.

Ela encerrou o documento legislativo rendendo “homenagens a todos os 360 servidores que constroem todos os dias o Lacen, um equipamento de referência nacional,  à altura do povo da nossa Bahia”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados