Unidades de Acolhimento Emergencial serão mantidas até março de 2021

Criadas pela Prefeitura no início da Covid-19 para garantir o abrigamento provisório das pessoas em situação de rua em Salvador, as Unidades de Acolhimento Emergencial (UAEs) terão funcionamento ampliado até março de 2021. Os termos de colaboração com as Organizações da Sociedade Civil (Oscips) da capital foram renovados em anúncio feito pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (1º), durante a entrega de uma geomanta na 1ª Travessa Pacheco de Oliveira, no bairro da Fazenda Grande do Retiro.

A renovação do contrato com a Associação Pleno Cidadão (Aspec) e a Casa das Pérolas vai possibilitar que 346 vagas para acolhimento emergencial provisório sejam mantidas nas unidades situadas na Liberdade, Roma, Boca do Rio e Coutos por mais seis meses. A medida beneficia a população mais vulnerável aos riscos de infecção pelo novo coronavírus e, também, a mais afetada pela pandemia.

Segundo ACM Neto, essas entidades vêm dando um suporte importante no acolhimento de pessoas em situação de rua na capital. “Nós já tínhamos um trabalho anterior com unidades fixas, mas aí veio a pandemia e de imediato nós percebemos que as unidades que nós tínhamos não seriam suficientes para acolher a todos. Por isso, nós alugamos hotéis, motéis e outras estruturas que pudessem receber essas pessoas e contamos com essas organizações, que têm tido uma preocupação muito especial com as unidades de acolhimento”, contou.

O prefeito destacou ainda os cuidados que são prestados nessas unidades. “Em todas elas nós temos oferecido atendimento médico, acompanhamento psicológico. As pessoas são acolhidas em ambientes seguros e limpos e recebem diariamente refeições. Nós também damos todo o material de higiene pessoal e elas ficam o tempo que for necessário, principalmente agora durante a pandemia, em uma estrutura mais reforçada”.

Investimento – O valor do investimento para a renovação de contrato com as duas organizações é de quase R$4 milhões. O contrato abrange 80 vagas para homens, mulheres e casais na unidade da Liberdade, 56 vagas para homens com sintomas de alguma infecção ou do coronavírus na unidade de Roma, 160 para homens e casais na Boca do Rio e 50 para famílias na unidade de Coutos.

Presente no evento, a titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Juliana Portela, ressaltou que a população em situação de rua foi prioridade absoluta para a Prefeitura durante a pandemia. Foram disponibilizadas unidades específicas para homens, mulheres, casal, idosos e para famílias. Além disso, há uma atenção diferenciada para dependentes de substâncias psicoativas, exatamente para que cada um tenha o cuidado devido.

“Criamos quase 800 novas vagas de acolhimento dando suporte aos assistidos com alimentação e toda uma estrutura para garantir a preservação dos direitos. As unidades de acolhimento seguem um rígido protocolo como muita atenção à higienização e distanciamento para que, além de todos os benefícios da unidade, o cidadão também possa estar seguro e saudável, com a diminuição dos riscos de contaminação por coronavírus”, declarou.

Ao todo, 1.121 vagas continuarão sendo disponibilizadas nas 20 Unidades de Acolhimento Institucional de Salvador. As estruturas prestam serviços de moradia, com suítes e quartos individualizados, higienização, alimentação com três refeições diárias, atendimento psicossocial por meio de equipe multidisciplinar, atividades em grupo e individuais, encaminhamento a diversos órgãos e acesso a benefícios sociais, como Auxílio Aluguel, Primeiro Passo e Bolsa Família.Fotos: Valter Pontes/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados