Luciano Simões Filho se congratula com povo de Piritiba

O deputado Luciano Simões Filho (DEM) parabenizou Piritiba pela passagem de aniversário do município no último dia (27). Na moção de aplausos protocolada na Assembleia Legislativa, o parlamentar informa que a cidade homenageada está localizada no Piemonte da Chapada Diamantina e possui clima ameno (temperatura média de 25° C), devido à sua altitude.

O democrata conta que a região foi desbravada em 1883. “Tudo começou na Fazenda Cinco Várzeas de propriedade do Cel João Damasceno Sampaio, que era totalmente coberta pela Mata Atlântica. Possui um bom número de rios e riachos, quase todos temporários, com exceção do Rio Jacuípe que corre o ano todo”, relata, acrescentando que a história do município começa na sede da “Fazenda Cinco Várzeas”, chamada de “Sobradinho”, de propriedade de João Damasceno Sampaio no ano de 1925. Conta Francelino França da Silva, fiscal de rendas da Prefeitura Municipal, que o João Damasceno mandou chamar à sede de sua fazenda Manoel Nazeozeno Lopes, mais conhecido como Manoel de Alcino, homem com vasto conhecimento prático de agrimensura e desenho, e pediu para o mesmo providenciar a medição e o projeto de uma cidade que faria construir dentro de sua propriedade”

Luciano Simões filho complementa que, a princípio, Manoel de Alcino pensou tratar-se de “um sonho maluco”, pois não achava o local muito adequado, para se construir uma cidade, devido a escassez de água tendo em vista que o riacho que passava pelo local era temporário. Mesmo assim, providenciou a medição e o projeto do loteamento, com suas ruas e praças e o entregou a João Sampaio. Este, sem perder tempo, convocou um agregado de sua fazenda de nome Manoel Apolônio e o mandou limpar o local e chamou alguns parentes para iniciar a construção das primeiras casas. Simões também destaca que, em 1933, com a chegada da Estrada de Ferro, o povoado de Cinco Várzeas passou a denominar-se de “Povoado do Junco”. Em 5 de abril de 1934 o Decreto Estadual 8.881 criou o Distrito de Cinco Várzeas para ser mudado novamente em caráter definitivo para o nome de “Piritiba”, através do Decreto Estadual 11.089 de 30 de novembro de 1938.

“A história de Piritiba é muito bela, pois foi uma cidade construída através da união de pessoas incríveis, que residiam na região e edificaram uma bela cidade”, finalizou Luciano Simões Filho.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados