Transalvador realiza palestras virtuais de educação para o trânsito

Seis meses após serem suspensas em razão da pandemia da Covid-19, as palestras de educação para o trânsito do programa Condutores do Futuro, promovidas pela equipe da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), serão retomadas para alunos de escolas públicas e particulares de Salvador. Adaptado ao novo normal, o encontro se dará de forma virtual, através da plataforma de reuniões Zoom.

Os estudantes do ensino fundamental da escola Casteliano, localizada no bairro de Brotas, foram os primeiros a participar do encontro. A palestra, que teve duração de aproximadamente 1h30 e contou com a participação de pouco mais de 20 alunos, abordou, de forma didática, temas relacionados às regras de circulação de pedestres, comportamento adequado dentro do transporte coletivo e também respeito aos ciclistas.

“Por conta da pandemia precisamos suspender as atividades com os estudantes, mas já estávamos buscando uma forma de retomar esse contato de forma segura, sem colocar em risco a saúde dos alunos e seus familiares”, afirmou a gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos.

Durante o encontro, além do conteúdo apresentado, os alunos participam respondendo perguntas, tirando dúvidas e falando sobre sua rotina. “Buscamos fazer a mesma palestra que realizamos presencialmente, apenas com algumas adaptações, e conseguimos uma interação muito boa com os estudantes”, contou Bastos.

As instituições podem agendar a palestra virtual através do telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail transalvadorgedut @ gmail. com.

Programa – De forma lúdica e didática, os educadores da Transalvador transmitem aos estudantes conhecimentos básicos sobre o trânsito e seus componentes, como sinalização, placas, e suas responsabilidades como pedestres. “Nossas palestras levam em consideração o perfil dos alunos e da realidade do trânsito naquele local. Temos teatrinho, slides e brincadeiras, tudo para deixar a compreensão deste tema mais fácil para as crianças”, explica Mirian Bastos.

O conteúdo também pode ser sugerido pela direção das escolas, de acordo com a necessidade dos alunos. Os temas abordados nos encontros seguem as diretrizes de educação para o trânsito definidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e as palestras têm duração de 30 minutos a uma hora. Em 2019, 123 escolas públicas e privadas foram atendidas e 10.442 alunos assistiram às palestras do programa Crianças Condutores do Futuro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados