Castramóvel instalado na San Martin já realizou 268 castrações

Desde a retomada do Castramóvel, no dia 24 de agosto, quando o serviço foi instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, já foram realizadas 268 castrações de animais. Para evitar aglomerações, a capacidade de atendimento foi reduzida para 50%, e estão sendo feitos em torno de 15 procedimentos diários em cães e gatos, de segunda a sexta, das 8h às 13h.

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais da Prefeitura, ficou mais de quatro meses parado por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste retorno, o serviço conta com uma equipe de cinco profissionais de saúde e um funcionário da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA).

“O objetivo principal do Castramóvel é ajudar a fazer o controle populacional dos cães e gatos no município. No entanto, os benefícios de castração vão muito além, como na melhora do comportamento, previne brigas e doenças e aumenta a expectativa de vida dos bichos”, explica o diretor de Bem-Estar e Promoção da Saúde Animal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gustavo Moraes.

As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com. O equipamento permanece instalado na sede da Guarda até o final do mês de outubro. Desde que o Castramóvel foi implantado, em 2013, o serviço já realizou mais de 25 mil procedimentos em cães e gatos.

Vacinação – Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica há mais de dias dias e menos de um ano. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A campanha de vacinação acontece em 92 postos de saúde da capital até o dia 17 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados