Baianos voltam a desrespeitar decreto que proíbe acesso às praias aos fins de semana

O calor e as temperaturas beirando os 30ºC, num clima típico de verão, “convidaram” muitos moradores de Salvador a realizar atividades ao lar livre ao longo do último fim de semana. O problema é que alguns aproveitaram o cenário favorável para burlar o decreto municipal que proíbe o acesso as praias, aos sábados, domingos e feriados e utilizaram os espaços a beira-mar, como se pandemia do novo coronavírus já fosse um problema passado, talvez esquecendo dos mais de 85 mil casos confirmados de covid-19 na capital baiana e das 2.523 mortes pela doença.

As praias não estiveram cheias, mas chamou a atenção o número razoável de pessoas, tanto na areia quanto na água, dando trabalho para os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que tiveram de, por mais um final de semana, realizar o trabalho de conscientização junto aos banhistas, tendo que retirá-los dos locais. Vale lembrar que o decreto municipal só permite freqüentar as praias de Salvador de segunda à sexta-feira, na maior parte dos espaços pela cidade, e de terça à sexta-feira, nas praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Itapuã e Amaralina – já as do Porto da Barra, Buracão e Paciência (as duas últimas no Rio Vermelho) estão fechadas todos os dias.

No sábado de sol, conforme vídeos divulgados pelo órgão nas redes sociais, além do desrespeito as normas, teve gente que sequer estava utilizando a máscara, item obrigatório de proteção contra a covid-19, na faixa de areia. A fiscalização da Guarda Municipal, entre outras, flagrou banhistas nas do Flamengo e de Itapuã, bastante procuradas por baianos e turistas nos fins de semana.

No domingo, outros freqüentadores tiveram que interromper o “prazer proibido”, com registros da GCM nas praias de Piatã, Ondina e em algumas localizadas no Subúrbio Ferroviário. No Farol da Barra, até mesmo as pessoas que estavam sobre as pedras receberam o pedido de se retirar do local pelos agentes. Até a “galera do baba” teve dar o apito final antes da hora, uma vez que apenas atividades esportivas só podem ser realizadas de forma individual ou no máximo em dupla nos espaços a beira-mar. Porém, não houve registro de problemas entre os banhistas e os agentes, segundo órgão. Até agora, 18 pessoas foram conduzidas à delegacia por desrespeito a orientação dos agentes de deixar a areia da praia.

Os trabalhos dos agentes fazem parte da Operação “Devagar, Devagarinho”, em substituição à “Tira do Pé da Areia”, enquanto todas as praias estavam fechadas, pela Prefeitura, para o acesso por parte dos banhistas. Além da GCM, a operação contou com o apoio das secretarias Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e de Ordem Pública (Semop) e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). Neste fim de semana, os trabalhos contaram com 56 agentes, que usaram 24 viaturas e quatro bicicletas, além de outros presentes em bases móveis, motocicletas e quadriciclos.(Tribuna) Foto: Reprodução / Portal Muita Informação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados