Polêmica sobre racismo em debate nesta segunda

O racismo como chaga social de alcance planetário é o tema da série Polêmicas Contemporâneas em Casa, nesta segunda-feira,(28/09/2020) às 19 horas, com o debate Vidas Negras Importam.

Com a pandemia, e a necessidade de construção de um semestre letivo suplementar, no qual as aulas são todas online, o Polêmicas foi adaptado como uma das disciplinas ofertadas na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O debate terá entre os destaques a presença de Janja Araújo, graduada em história, com mestrado e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em ciências sociais na Pontifícia Universidade Católica (PUC) paulista.

Docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, Janja é líder do Grupo de Pesquisa Neim – Gênero, Arte e Cultura (Ufba-CNPq) e pesquisadora do programa A Cor da Bahia.

Também está confirmada a presença do professor de direito do trabalho Felipe Estrela; da psicóloga Maura Cristina, militante do Movimento de Mulheres Negras; e do professor Nilo Rosa, doutor pela Universidade de Paris I – Sorbonne Pantheon.

Polêmicas Contemporâneas em Casa tem coordenação geral dos professores Nelson Pretto e Maria Helena Bonilla, ambos da Faced, com todas as atividades ocorrendo pela internet.

O trabalho é desenvolvido de forma a proteger os dados de alunos, professores e demais participantes, dentro do planejamento do Canal Polêmicas, uma articulação do grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias.

“A gente não quer mais

ficar falando coisas que

depois o próprio

governo vai dizer que

não concorda, por isso

essa nova articulação

política, que combina

primeiro, anuncia

depois”

Ricardo Barros, líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, explicando a retirada do ministro da Economia, Paulo Guedes, de uma entrevista a repórteres na quarta-feira

Mulheres empreendedoras

A Câmara da Mulher Empresária (CME) de Lauro de Freitas anunciou para a próxima terça-feira, às 9h30, a realização de evento virtual com destaque para ações de empreendedorismo. Trata-se de uma palestra sobre Características estratégicas das mulheres empreendedoras: vencendo os desafios e crenças limitantes para o sucesso dos seus negócios. A presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio) de Camaçari, Juranildes Araújo, e a coordenadora da CME Lauro de Freitas, Ana Paula Dória, confirmaram presença na videoconferência. O evento tem apoio da Federação do Comércio-BA e Sebrae, com realização viabilizada pela plataforma Zoom, por meio de inscrições no Sympla, no endereço bityli.com/cmelf.

POUCAS & BOAS

Através de uma parceria entre a Bahia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o estado vai contar com o Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Economia do Mar (Ecomar) com a meta de promover programas e projetos de recuperação ambiental. A novidade foi anunciada ontem (25) durante o II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, pelo coordenador do Escritório de Projetos do Pnud, Leonel Leal Neto. Ele revelou que o Ecomar será instalado no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), da Bahia Pesca, na localidade de Acupe, município de Santo Amaro.

Em Jacobina ainda repercute o evento que abordou ‘Os Desafios da Comunicação em Tempos de Pandemia’, com mediação do diretor da rádio A TARDE FM, Jefferson Beltrão. A live voltada para os comunicólogos e radialistas da cidade fez parte das comemorações ao Dia da Imprensa promovido pela empresa Jacobina Mineração Yamana Gold. Com mais de 10 anos de programação para comemorar a data, este ano, pela primeira vez, a empresa se limitou ao evento com transmissão pelas redes sociais, adequando-se à realidade das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Começa hoje em Camaçari exposição de artistas locais dentro da programação do 262º aniversário do município no Boulevard Shopping com cerâmicas, sementes de Camaçari e fotografias. Com opção para o público conferir as peças de forma presencial ou virtual, o evento prossegue até a próxima segunda-feira.(Atarde) Foto:Felipe Iruatã/Ag.Atarde

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados