Sedur reforça fiscalização de protocolos nos salões de beleza

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou, na manhã desta quarta-feira (23), uma operação para fiscalizar os salões de beleza e barbearias com o objetivo de identificar o cumprimento dos protocolos sanitários. No total, foram vistoriados 115 estabelecimentos, com uma interdição no bairro do Saboeiro em função do horário irregular de funcionamento, que obrigatoriamente deve ser das 10h às 20h, todos os dias da semana.

Desde a reabertura desses estabelecimentos, no dia 10 de agosto, até a última terça-feira (22), a Sedur fiscalizou 412 salões. Destes, três foram interditados por descumprimento das regras. Um dos espaços vistoriados hoje pela equipe foi o Salon Novos e Velhos, na Pituba. O empreendimento estava dentro das normas de funcionamento, o que tem acontecido na maioria dos casos, conforme apontam os dados da fiscalização.

“Nossa maior dificuldade agora é fazer com que a clientela se sinta segura para retomar. Nosso público é formado por pessoas idosas e, por ser um salão antigo, temos uma fidelidade de anos. Por isso a importância de seguir os protocolos de segurança”, pontuou Magaly Ribeiro, administradora.

Entre as irregularidades mais comuns identificado pelos agentes da Sedur estão a falta do protocolo setorial afixado na portaria dos estabelecimentos, ausência do tapete higienizador na entrada e funcionários sem o uso da máscara face shield, imprescindível para manter o atendimento com segurança.

“Durante as fiscalizações, já identificamos também erros como falta de álcool em gel e aglomeração. Nesses casos, agimos interditando o estabelecimento, de modo que o problema seja resolvido e ele possa voltar a funcionar dentro dos protocolos. Sabemos que o momento econômico está difícil nessa retomada, então não há nenhum tipo de multa. O objetivo principal é a conscientização”, disse o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados