Plano de Adaptação e Mitigação às Mudanças do Clima abre consulta pública

Com finalidade de desenvolver uma Salvador mais inclusiva, verde, resiliente e de baixo carbono, a Prefeitura disponibilizou para a população o processo de consulta pública virtual do Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças do Clima – PMAMC. O documento fica acessível até 5 de outubro no site da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

Na página, qualquer cidadão poderá inserir suas contribuições sobre ações relacionadas à mitigação (neutralidade em carbono), à adaptação (resiliência a riscos climáticos) e à indicação de benefícios sociais (justiça climática) através de um formulário.

O PMAMC é o plano de ação climática do município de Salvador, cujo propósito é construir uma trajetória de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e melhorar a adaptação da cidade às mudanças do clima. As ações propostas deverão ser de curto, médio e longo prazo para que a cidade possa aumentar sua resiliência e cumprir o compromisso da neutralização do carbono até o ano de 2049, em conformidade com o Acordo de Paris.

Participação – Iniciado em janeiro de 2020, o PMAMC passou por diversas etapas e agora disponibiliza a sua versão preliminar para análise e contribuição da sociedade civil. De acordo com a equipe técnica responsável pelo projeto, foram realizados mais de 40 consultas e eventos ao longo do processo, com mais de 1000 participações e mais de 400 contribuições.

“O PMAMC é o plano climático mais participativo do Brasil e possivelmente do mundo. Em Barcelona, houve 119 participantes e 112 contribuições”, destaca Melina Amoni, gerente da WayCarbon.

O Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças do Clima é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur Salvador, com apoio do C40, da Agência GIZ de Cooperação Alemã e elaborado por um consórcio composto por WayCarbon, ICLEI e WWF. Todo o trabalho foi desenvolvido por profissionais com larga experiência em planos de ação climática, com destaque para Carlos Nobre, um dos maiores climatologistas do mundo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados