Diligência da Câmara dos Deputados visita áreas de queimadas no Pantanal

A Câmara Federal promove entre sexta-feira (18) e domingo (20), visita in loco a localidades vitimadas pelos incêndios florestais no Pantanal matogrossense. O grupo de parlamentares irá se reunir ainda com entidades, bombeiros e gestores da região em busca de soluções para a grave emergência ambiental.

O Partido Verde (PV), ativo no combate aos crimes e danos ambientais, participa da visita representado pelo deputado federal Professor Israel Batista (PV/DF). A situação na região é extremamente grave. Segundo dados das entidades locais, o combate ao fogo por força humana é praticamente impossível. Animais estão sendo, literalmente, queimados vivos. O fogo já consumiu cerca de 2,3 milhões de hectares do Pantanal.

A situação expõe a atuação de grupos de fazendeiros e desmatadores que se utilizam do fogo para limpezas de terrenos, bem como o resultado lamentável do sufocamento financeiro dos órgãos e do sucateamento da política ambiental brasileira. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a pasta gastou apenas 0,4% do orçamento geral.

A visita dos parlamentares pretende ainda fortalecer e pressionar o governo para que sejam tomadas todas as medidas de mitigação aos danos ambientais. A implantação de Comissão Externa pretende ainda reforçar a criação de estratégia nacional para enfrentamento do fogo em todos os biomas brasileiros.

O PV estadual do Mato Grosso também participa das atividades e tem prestado apoio aos órgãos locais. Compõem a diligência ainda os deputados Rodrigo Agostinho, Professora Rosa Neide, Nilto Tatto, Paulo Teixeira e Dr. Leonardo.

Atuação do PV

O Partido Verde tem atuado de forma concisa sobre os desmatamentos e os incêndios florestais que atingem todos os biomas do País. Dentre os requerimentos apresentados, constam pedidos de informações sobre ações de prevenção e combate, bem como sobre o uso dos recursos empenhados para atuação no Pantanal e na Amazônia.

Em agosto, o deputado federal Célio Studart (PV/CE) enviou ao Ibama ofício questionando as ações do órgão na preservação da fauna afetada e da flora endêmica da região. O documento pedia, inclusive, a descrição das atividades de resgate, amparo e tratamento das espécies silvestres, bem como sobre o quantitativo de espécies e animais atingidos. O órgão ainda não se manifestou.

Célio Studart é ainda coautor junto com deputado federal (PSB/RJ) Alessandro Molon, da “Lei do Pantanal” e apresenta também projeto de implantação de Política Nacional para Manejo de Animais Silvestres em emergências ambientais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados